23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dilmar Bervian destaca ações de seu mandato no primeiro semestre de 2020 em Amambai

2020-07-30 09:06:26

Vilson Nascimento

Para o vereador Dilmar Bervian (DEM) mesmo com pandemia, para seu gabinete o primeiro semestre legislativo de 2020 foi marcado por muito trabalho e várias conquistas para a sociedade amambaiense.

Por meio de indicações e requerimentos apresentados durante sessões da Câmara Municipal, o vereador buscou junto ao Poder Executivo local e a parceiros de seu mandado em escalas, estadual e federal, entre elas a deputada federal e a atual ministra de abastecimento, agricultura e pecuária no Brasil, Tereza Cristina, recursos e ações em prol ao município.

Veja abaixo alguma das proposições apresentadas e conquistas do mandato de Dilmar Bervian no primeiro semestre de 2020.

Energia solar no HRA

Reivindicação de recursos para implantação e instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica no HRA (Hospital Regional de Amambai).

Dilmar Bervian lembra que a energia fotovoltaica é um sistema gera energia limpa, produzida a partir de luz solar e, caso venha a ser implantado, vai promover uma redução drástica no valor da conta de energia elétrica do HRA, que hoje já se tronou referência regional.

Isenção de parcelas de dívida rural

Pedido de intervenção da deputada federal licenciada e atual ministra da agricultura, pecuária e abastecimento do Brasil, Tereza Cristina para promover a isenção ou prorrogação do prazo de pagamentos das parcelas e diminuição dos juros do financiamento da Agrovila Querência, em Amambai.

De acordo com o vereador, a agrovila é formada por aproximadamente 170 famílias, que adquiriam seus lotes por meio do “Crédito Fundiário”, mas hoje não possuem apoio técnico e financeiro para a produção e geração de renda.

“As famílias estão com dificuldades em gerar renda para sua subsistência, quanto mais para pagar o financiamento”, ressaltou Dilmar.

Antecipação de concurso de frases

Pedido da antecipação da organização e realização da terceira edição o Concurso de Frases em alusão ao aniversário do município, em Amambai.

O concurso, que passou a ser realizado anualmente, acontece sempre mais perto da data e os vencedores são revelados em solenidades realizadas no mês de setembro, dentro da programação alusiva ao aniversário de emancipação político-administrativa do município.

Para este ano, que passamos por uma situação atípica por conta da covid-19, Dilmar Bervian defende que o Concurso de Frases alusivo aos 72 anos de Amambai seja antecipado para este período de aulas não presenciais.

“Com a antecipação, os professores poderão trabalhar o tema durante esse período de aulas não presenciais e os alunos poderão realizar suas pesquisas e desenvolverem suas ideias de casa durante este período de isolamento social”, destacou Dilmar.

Preocupação com a segurança no trânsito

Preocupado com a segurança dos ciclistas, que principalmente na hora de maior fluxo, quando se deslocam de casa para o trabalho e vice e versa, tem que dividir espaços com veículos e inclusive carretas e caminhão que cortam periodicamente o centro da cidade, o vereador Dilmar Bervian apresentou uma indicação parlamentar pedindo a implantação de dois trechos de ciclovias, em Amambai.

A proposta apresentada pelo vereador para a apreciação do prefeito do município, Dr. Edinaldo Bandeira, prevê a sinalização horizontal, vertical e demarcação com tachões refletivos na Rua Dom Pedro II, iniciando no Residencial Dom Leon, na saída para Ponta Porã, por toda a sua extensão pavimentada, e com o término da pavimentação, passando para a Rua da República até seu final, Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado.

Cursos superiores na Escola Agrícola

O vereador Dilmar Bervian também apresentou indicação na Câmara Municipal, pedindo a implantação de curso técnico de nível superior na Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, em Amambai.

Na indicação Dilmar pede a implantação de cursos técnicos nas áreas de agroecologia, zootecnia, agronomia, veterinária, entre outros ligados ao setor agro.

Manutenção da MS-289

Dilmar Bervian  também aproveitou evento regional nesse primeiro semestre de 2020 para solicitar  diretamente ao governador  Reinaldo Azambuja, o empenho para manter em dia, enquanto ainda de chão, a manutenção da Rodovia MS-289, trecho que liga Amambai a Jutí, e celeridade no sentido de pavimentar o trecho de aproximadamente 70 quilômetros da via, que corta uma grande região produtora de grãos e pecuária do município e é considerada de grande importância para o desenvolvimento de toda a região.

Aeroporto pavimentado

No primeiro semestre Dilmar também formalizou na Câmara Municipal de Amambai por meio de indicação, pedido ao governador de MS, Reinaldo Azambuja, a intervenção para a implantação na cidade, de um aeroporto pavimentado e dentro das normas exigidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo o vereador Amambai passa por um momento de desenvolvimento e logística adequada, como um aeroporto adequado, por exemplo, é de fundamental importância para atrair investidores e novos empreendimentos.

Energia solar no Hospital Regional de Amambai também foi um pedido de Dilmar Bervian no primeiro semestre de 2020.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete