26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Há 26 anos nascia o Jornal A Gazeta em Amambai

2020-06-09 09:29:00

No dia 3 de junho de 1994, o jornalista e empresário Clesio Damasceno Ribeiro comemorava a circulação da primeira edição do Jornal A Gazeta. Clesio trouxe de Umuarama, Paraná, todos os equipamentos  que precisava para montar um jornal:  uma impressora Planeta e uma linotipo, máquinas que utilizavam o sistema de tipografia para a impressão de jornais.

Sua empresa foi instalada primeiramente em um prédio alugado, localizado na Rua da República, 356, próximo a Escola Fernando Corrêa da Costa. A proprietária do prédio,  Delfina Amaral do Santos, está hoje com 103 anos e com uma memória incrível. Ela conta que ficou curiosa para ver o resultado do trabalho de todo aquele maquinário, quando alugou o prédio para Clesio. “Quando li a primeira edição, eu gostei muito e desde então não parei mais de acompanhar. Eu fui a primeira fã desse jornal. O Clesio sempre foi um rapaz muito batalhador, trabalhava até de madrugada para que o jornal ficasse pronto cedo”, conta.

Para Dona Delfina o jornal é muito importante para o município de Amambai e toda a região e conta que só parou de ler, quando começaram as limitações de sua visão. Sua filha, Fátima de Jesus, contou à equipe de reportagem, que durante uma consulta, Dona Delfina disse ao médico, que queria voltar a enxergar bem por dois motivos: para conseguir fazer os seus crochês e também para ler o jornal A Gazeta.

Ao longo dos anos, o Jornal que dona Delfina viu nascer foi se modernizando e crescendo, tornando-se o principal veículo de informação do Cone Sul do Estado, abrangendo 15 municípios da região. Em conjunto com o Jornal, os serviços gráficos também começaram a se expandir até se tornar referência no estado de Mato Grosso do Sul. 

Desde abril de 2004, o impresso passou a contar com a veiculação mensal do Jornal Gazeta Educação, que atualmente já se tornou um grande aliado da educação amambaiense, pois além de textos informativos e matérias que abordam temas importantes para a Educação do município, o jornal leva às instituições de ensino um pouco do trabalho que tem sido realizado em cada escola.

Meios Digitais

Aliado ao impresso do Grupo A Gazeta também veio o sistema digital com agazetanews, hoje o principal site de informação da região, uma referência para o Estado. Um passo a mais nessa estratégia digital foi a criação do site agazetaconesul, que possibilita uma plataforma de noticias para cada município onde o jornal circula, dando maior destaque aos temas locais de cada cidade.

Unindo tudo isso à rede social, todo o material produzido pelos profissionais da Gazeta chega ainda mais longe, através das postagens no facebook, instagram e whatsapp, atingindo um incalculável número de leitores.

O diretor do Jornal a Gazeta, Clesio, agradece a todos os leitores e anunciantes que fizeram e fazem parte da história do Jornal A Gazeta.

“O mundo muda, o tempo não para, tudo evolui. Hoje vivemos um desafio muito grande nessa época de Pandemia do Corona vírus, onde não sabemos, ao certo, como será o mundo pós Covid-19. O que sabemos é que temos de reinventar a cada dia e nunca deixar apagar o entusiasmo e o foco em manter o nosso canal de comunicação. A Gazeta vai continuar crescendo e evoluindo com a tecnologia, sendo o principal veículo de comunicação da nossa região.”, finaliza.

 

Homenagem à Delfina Amaral dos Santos

O Grupo A Gazeta agradece a dona Delfina Amaral dos Santos, de 103 anos, por todo apoio e carinho, que sempre dedicou ao Jornal A Gazeta. Para nós, é motivo de orgulho saber que a senhora se recorda dos primeiros capítulos dessa jornada de 26 anos. A senhora também faz parte dessa história! Obrigado, Dona Delfina!

 

Capa da primeira edição do Jornal A Gazeta veiculada no dia 3 de junho de 1994.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete