21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Toque de Recolher: Maioria da população tem respeitado a medida em Amambai

2020-03-31 18:32:07

Desde o dia 23 de março está em vigor no município o toque de recolher, que proíbe a circulação de pessoas nas vias públicas das 20h às 05h da manhã. A determinação é da Prefeitura de Amambai e tem como objetivo prevenir a população da contaminação do Coronavírus. No município não há nenhum caso confirmado de contaminação pelo vírus. Ao todo, no MS, são 44 infectados.

De acordo com a administração municipal, a fiscalização durante o horário do toque de recolher tem sido realizada pelas equipes da administração municipal. Há cinco coordenadores que atuam nesta tarefa: Secretário Municipal de Cidades, David Nicoline, Secretário de Meio Ambiente, Luciney Bampi, Secretário de Indústria e Comércio, Ubiratan Martins, Secretário de Gestão, Sérgio Périus e o chefe de gabinete, Ronaldo Mayr.

O secretário de cidades, David Nicoline, que participou todos os dias da fiscalização, fez uma avaliação positiva após uma semana da vigência da determinação do toque de recolher. “Durante toda a semana foi muito tranquilo, a população sempre muito receptiva, colaborando com a gente. Encontramos pouquíssimas pessoas na rua durante o horário não permitido e, durante as abordagens, elas sempre responderam com total compreensão, dizendo que já estavam indo para casa”, conta o secretário, destacando que durante o final de semana houve mais pessoas descumprindo a determinação.

“Especialmente no domingo, houve alguns casos a mais que durante a semana. Acredito que isso pode ter sido reflexo das declarações do Presidente do Brasil, que de certa forma influenciaram algumas pessoas a saírem nas ruas. Mas de um modo geral, a resposta da população às medidas adotadas está sendo muito positiva. Acredito que 95% da população entende a gravidade da situação e tem contribuído com o isolamento social", comenta.

Quando um morador é encontrado nas ruas de Amambai entre as 20h e 05h da manhã pelas equipes de fiscalização, ele é orientado sobre o decreto. “Nosso objetivo é educativo. Nós orientamos sobre o decreto, sobre a doença e falamos da necessidade de prevenirmos. Caso haja resistência e as pessoas não entendam, nós acionamos a Polícia Militar para resolvermos”, explica Nicoline.

Decreto

O último decreto publicado pela Prefeitura de Amambai sobre o toque de recolher especifica que “Diante da grave ameaça do Novo Coronavírus fica mantida a vedação da circulação de pessoas no Município de Amambai/MS das 20:00h às 05:00h do dia seguinte, salvo em caráter excepcional e inadiável (devidamente justificado), pelo período de 27/03/2020 a 10/04/2020, podendo o presente prazo ser reavaliado.” (Decreto 133/2020)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete