25/03/2020 16:22

Prefeito de Amambai reúne-se com Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19

Is allowance instantly strangers applauded

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira se reuniu na manhã desta quarta-feira, 25 de março, com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19 com o propósito de tomar novas decisões sobre o combate ao coronavírus em Amambai.

Através do Comitê, que foi criado no início da pandemia, a Prefeitura de Amambai mostra a necessidade de um trabalho conjunto, intersetorial, constituído por diversas áreas com objetivo de constituir respostas coordenadas e articuladas para o enfrentamento à doença.

Na pauta da reunião estiveram os três casos suspeitos que estão sendo monitorados pelo Vigilância Epidemiológica, a necessidade de testes para fazer a triagem dos casos, o funcionamento do Toque de Recolher, a formalização do Comitê e o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro.

"A situação atual é bastante preocupante e as últimas informações repassadas pelo presidente vão na contramão do que foi apresentado pelo Ministro da Saúde e do que o mundo todo está fazendo. Na minha concepção como prefeito e médico, precisamos continuar seguindo o decreto", disse o prefeito Bandeira.

Ainda segundo Bandeira, o Toque de Recolher está sendo tranquilo, a fiscalização está sendo feita durante o dia no comércio e a noite com a população, e até agora não apresentou nenhum problema. Já os casos que estão sendo acompanhados são suspeitas leves, nenhum necessitou de internação e estão isolados, com todas as orientações médicas precisas para que a saúde de todos seja preservada.

A decisão da comissão foi de continuar com as medidas adotadas, decisão que também compete a prefeitos e governadores quando há situação de pandemia como a atual. Na próxima sexta-feira haverá uma nova reunião, onde será realizado novo balanço dos casos para deliberar se tornarão o decreto menos ou mais restritivo.

Fazem parte do comitê Dirlene Zanetti, representando a Secretaria Municipal de Saúde; Sérgio Perius, representando a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais; Izael Williams, representando a Secretaria Municipal de Finanças; Caio Fachin, representando a Procuradoria Geral do Município; Jaiane Rosso, representando a Diretoria Geral de Compras e Licitação; Jabes Moreira, representando o PROCON; Thiago Barbosa, representando o Ministério Público do Estado; Leonildo Acosta, representando a Saúde Indígena; Marcelo Marinho, representando a Defensoria Pública; Tenente Carlos, representando o Corpo de Bombeiros; Tenente Valente, representando a Polícia Militar; Larissa Serpa, representando a Polícia Civil; Clemente Junior, representando a ACIA; Jeferson Baggio, como Coordenador Clínico e o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, como presidente.

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM/Foto: Robson Fritzen