19/03/2020 14:09

Chuva torrencial alagou ruas e causou transtornos em Amambai

Em poucos minutos choveu mais de 40 milímetros na cidade. Bombeiros e Defesa Civil não registraram chamados.

Vilson Nascimento

Depois de um mês de fevereiro e uma primeira quinzena de março mais seca dos últimos anos, fator que inclusive chegou a preocupar os produtores rurais que plantaram milho, a chuva voltou com força em Amambai.

Nas fotos trechos alagados após a chuva torrencial do início da tarde dessa quinta-feira (19) em Amambai. (Fotos: Vilson Nascimento)

Entre o final da tarde e a noite dessa quarta-feira, 18 de março, choveu o equivalente a 70 milímetros na cidade.

No início da tarde dessa quinta-feira (19) uma chuva torrencial alagou ruas em vários pontos da cidade, dificultando a vida para quem voltava para o trabalho após o almoço. Foram aproximadamente 40 milímetros em apenas alguns minutos. Os pontos mais críticos de alagamento foram os que há anos sofrem com a mesma situação em períodos de chuvas mais intensas.

O centro comercial da cidade, se estendendo da região do Colégio CELQ até no CNA, passando pela Pizzaria Sbarros e a loja Regalos, a região da Agroveterinária Pantanal e Mercado Arroyo, nas proximidades do Terminal Rodoviário Antônio Delgado na altura do cruzamento da Avenida Nicolau Otaño com a Rua Dom Pedro II, região da Ciarama e da Panificadora Big Pão, que em condições nessa natureza chega a ser invadida pela enxurrada, tendo que fechar suas portas.

Ponto de Observação da rede de esgoto também transbordaram em vários pontos da cidade. Ligações clandestinas de calhas coletoras de águas das chuvas de residências ligadas a rede provocam esse tipo de situação, segundo a Sanesul. 

Nesta última localidade o asfalto foi restaurado recentemente pelo Poder Público, mas o sistema de galeria de captação de águas pluviais não recebeu melhoramento de vasão para suportar a grande demanda em períodos de chuvas mais intensas.

Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município, apesar do grande volume de chuva em curto espaço de tempo, não houve nenhum chamado de emergência relacionado a intempérie.

De acordo com o Clima Tempo, existe previsão de chuva até pelo menos está sexta-feira, 20 de março, para Amambai. Depois o tempo deve firmar.

Fonte: A Gazetanews