26.4 C
Amambai
segunda-feira, 22 de abril de 2024

COVID-19: Com nenhum caso confirmado, Amambai permanece em alerta

2020-03-17 08:26:46

Leia também:

Defensoria suspende atendimento presencial em Amambai e no MS

Universidades presenciais do MS adotam educação à distância

 

A pandemia Covid-19 tem causado mudanças em todo o mundo. Aulas, cursos, eventos sendo suspensos, empresas mudando a forma de atendimento, entre outras medidas.  Até a manhã desta terça-feira, 17, em MS, quatro casos foram confirmados, o que colocou em alerta os municípios. Em Amambai, a secretaria de saúde recomenda que a população esteja alerta, mas afirma que não é necessário entrar em pânico.

“Nosso município de Amambai está sob controle. A secretaria estadual de saúde recomenda que cada município tenha autonomia para suspender atividades, conforme a realidade local, mas que não devemos criar pânico. Em Amambai as aulas seguem normalmente, mas recomendamos que todos tenham cuidado: lave as mãos freqyentemente, evitem o tereré, chimarrão, locais com muita aglomeração de pessoas. A saúde não pode se desesperar e nem parar”, afirma a secretária de Saúde do município, Dirlene Zanetti, destacando que no momento a maior preocupação é com a dengue.

Outra questão é a proximidade da fronteira com o Paraguai, que segundo a secretária de saúde, os municípios com fronteira seca estão tomando os cuidados necessários e que a população de Amambai também precisa ficar atenta. As aulas do Paraguai e eventos foram suspensos desde semana passada e nesta segunda-feira vários centros comerciais anunciaram o fechamento por tempo indeterminado.

Estrutura no município

Em Amambai não há como realizar os testes de confirmação da doença. Se houver casos suspeitos, serão coletados materiais para exames e enviados para fora para que seja realizado o teste de confirmação, conforme explicou a Secretaria de Saúde, Dirlene Zanetti.

O Hospital regional de Amambai possui 15 torpedos de oxigênio atualmente. O diretor do Hospital destaca que eles procuram sempre ter máscaras e soro suficiente. “ Se caso surgirem casos no município, nós vamos ter que manter  calma e ir administrando . Pois cada caso será administrado de uma forma. Tem situação que o paciente deve ser internado e outras que será preciso ficar isolado em casa, tomando diversos cuidados. Com relação ao oxigênio, nós sempre temos disponível aqui e a utilização é conforme a prescrição médica.”, explica o diretor, enfatizando ainda que no momento, o Hospital está focado nos casos de dengue.“Estamos todos os dias com o hospital lotado por causa da Dengue.”.

Governo do MS publica decreto

Nesta quinta-feira, 16, o governador Reinaldo Azambuja, anunciou medidas para o período de pandemia do Covid-19. Em entrevista coletiva, que foi transmitida ao vivo pela Fan Page do governador, Reinaldo declarou que entre várias medidas, proibirá férias de servidores da área da saúde estadual e de bombeiro militares durante este período. Clique aqui e confira.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar. As medidas as de prevenção estão ligadas a hábitos de higiene como evitar tocar os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos, cobrir o rosto ao tossir e evitar compartilhar objetivos pessoais, além de evitar aglomerações. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Enquete