21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Glamour e emoção marcou casamento comunitário em Amambai

2020-03-02 16:26:49

Vilson Nascimento

Uma cerimônia com muito glamour e emoção marcou na noite do sábado, dia 22 de fevereiro, um casamento comunitário, em Amambai.

O casamento coletivo, que partiu de um projeto da vereadora Janete Córdoba, votado e aprovado na Câmara Municipal de Amambai no final de 2019, beneficiou 77 casais e foi coordenado pela própria vereadora e sua assessora direta, Paula Carvalho, com apoio de uma equipe de colaboradores voluntários.

A autora do projeto, vereadora Janete Córdoba com um dos casais e familiares durante a cerimônia. Casamento comunitário foi recheado de sucesso em Amambai. (Fotos: Vilson Nascimento)

Diferente de outros dois casamentos comunitários realizados no município, um em 2004 e outro em 2012, onde as atenções foram focadas na assinatura da documentação formalizando a união dos casais, o casamento do dia 22.

Os noivos foram chamados nominalmente e entraram um a um por um tapete vermelho postado no salão de eventos do Alphaville Clube, que estava lotado e todo decorado especialmente para a ocasião.

Também houve o tradicional brinde dos noivos e a benção religiosa, cerimônia ministrada pelo pastor Arli Corrêa Martins, da Comunidade Evangélica Nova Dimensão.

O cerimonial, que também teve a apresentação de músicos, foi encerrado com a parte formal ministrada pela juíza de paz Meire Melo e a assinatura da documentação pelos noivos e padrinhos junto a equipe do Cartório de Registros Públicos, onde cada casal já saiu com sua certidão de casamento em mãos.

Após a oficialização do casamento os noivos participaram de sessão de fotos em cenário especialmente montado para a ocasião pela equipe de fotografia do Alphaville Clube, sob coordenação do empresário e fotógrafo profissional Hélio Costa.

Além dos padrinhos e familiares dos noivos, autoridades do município, entre elas o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, o vice-prefeito, Valter Brito e o vereador Ilzo Victor Arce, que representou a Câmara Municipal na ocasião, estiveram presentes no Alphaville Clube na noite do sábado (22) para prestigiar o casamento comunitário.

“Foi um momento único e de muita emoção. Quero aqui parabenizar e desejar sucesso e muita felicidade a cada casal que formalizou sua união no casamento comunitário e agradecer de coração a cada pessoa e instituição que colaborou para que esse sonho se tornasse realidade”, disse Janete Córdoba.

O regime de casamento realizado no casamento comunitário, que oficializou, de forma desburocratizada e totalmente gratuita, a união dos 77 casais, vários deles já convivendo juntos há anos, mas alguns aproveitando o momento para iniciar uma vida a dois, foi o “comunhão parcial de bens”.

Um casamento convencional nesse mesmo regime, realizado individualmente no Cartório de Registros, custa aos noivos R$ 464,30.

Existe também um sistema de casamento social, que custa ao casal apenas R$ 60,00, mas as vagas são limitadas por mês e o casal que requerer esse tipo de casamento tem que se enquadrar em alguns perfis que comprovem que não tem condições de pagar o preço convencional, entre eles apresentar um atestado de pobreza.

O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, durante brinde com um dos mais de 70 casais que oficializaram sua união durante o Casamento Comunitário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete