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sábado, 20 de abril de 2024

Lombadas eletrônicas não serão reativadas em 2020

2020-01-19 09:23:47

Raquel Fernandes

Em funcionamento desde o dia 28 de outubro de 2018, as lombadas eletrônicas do município de Amambai foram desligadas no dia 21 de agosto de 2019. A empresa Perkons SA, responsável por operar os radares, informou por meio de nota à imprensa que o desligamento aconteceu devido ao descumprimento contratual por parte do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS).

Recentemente a empresa realizou a retirada de todos os aparelhos e estruturas necessárias para o funcionamento das lombadas. De acordo com Departamento de Trânsito e Transporte de Amambai, DETRAT, as lombadas não serão reativadas no município durante este ano por uma decisão da administração municipal.

“No início do mês de março, Amambai receberá uma grande conferência sobre trânsito com a presença de engenheiros e profissionais ligados à área. A ideia é realizar discussões, estudos aprofundados para definir ações relevantes ao trânsito do município", destacou o superintendente do Detrat, José Luis Karasek, que em breve deverá anunciar mais detalhes sobre o evento.

Lombadas eletrônicas

A equipe de reportagem do jornal A Gazeta realizou recentemente uma pesquisa para saber a opinião de motoristas da cidade a respeito do tema.  Os questionários foram enviados por meio das redes sociais e alguns condutores de veículos foram abordados na rua para responder as perguntas.

Dos 170 entrevistados, 87 disseram ser a favor do religamento das lombadas eletrônicas em Amambai e 83 são contra. Um dos motoristas entrevistados destacou que após a retirada das lombadas percebeu "que o povo voltou a correr na avenida igual era antes. É necessário ter um controle para que o motorista fique mais atento e entenda que ele não pode dirigir em altas velocidades dentro da cidade”.

Entre as justificativas dos que são contra a volta das lombadas, estão as considerações de que a cidade é pequena, não necessita e gera mais gastos, e destacaram também que preferem a instalação de quebra-molas e passarelas elevadas. “Lombadas eletrônicas só são eficazes na arrecadação, pelo tamanho da cidade é desnecessário, lombadas (quebra-molas) funcionam melhor.”, justificou um dos entrevistados.

Acidentes

De acordo com um levantamento realizado pela colaboradora do Detrat, Lidiane Vilhalba, utilizando dados da Polícia Militar, durante o ano de 2019 foram registrados 175 acidentes, sendo que a maioria aconteceu na Avenida Pedro Manvailler.

Pesquisa

A pesquisa realizada pelo Grupo A Gazeta também coletou a opinião de moradores de Amambai à respeito da instalação de passarelas elevadas e causas de acidentes.

125 pessoas afirmaram ser favoráveis a instalação de passarelas elevadas e 45 disseram ser contra. Entre as justificativas favoráveis às passarelas elevadas, há a afirmação de que “ obrigam o motorista a reduzir a velocidade e são mais eficazes que as lombadas eletrônicas, que mesmo funcionando, muitos desrespeitavam”. Um dos entrevistados que é contra a construção de passarelas elevadas avalia que elas podem atrapalhar os serviços emergenciais.

Em conversa com o comandante 16º Subgrupamento de Bombeiros Militar, Tenente Carlos Moraes, ele concorda que quando se trata salvar vidas, todo tempo é precioso e passar em passarelas e quebra-molas aumenta o tempo de chegada ao local da ocorrência. Mas também destaca que em Amambai ainda é possível realizar vários trajetos e desviar das passarelas elevadas, por exemplo.

Causa de acidentes

Das 170 pessoas que responderam o questionário, 105 pessoas acreditam que a maior causa dos acidentes é devido à falta de atenção do motorista e 36 responderam que é culpa do excesso de velocidade. As pessoas também citaram: motoristas alcoolizados (8) falta de sinalização (7), falta ou más condições das calçadas (10) e falta de atenção do pedestre (4). 

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