26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Geladeira que garantia alimento para desabrigados é danificada por vândalos em Amambai

2019-12-29 17:12:40

Vilson Nascimento

Uma geladeira que servia para garantir alimentos às pessoas desabrigadas ou em situação de extrema vulnerabilidade financeira da cidade em Amambai, foi danificada por vândalos.

A ação delituosa, que resultou na tirada de funcionamento da “Geladeira Solidária”, aconteceu na noite desse sábado (28) para domingo, 29 de dezembro e foi descoberta logo no inicio da manhã desse domingo por um voluntário que foi até o local com a finalidade de reabastecer com alimentos.

A Geladeira Solidária, que para muitas pessoas, entre elas desabrigadas e em situação de vulnerabilidade financeira, significa a garantia de pelo menos uma refeição ao dia, foi arrancada de sua base e danificada por vândalos. (Fotos: Divulgação)

A geladeira, localizada na área de acesso a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi arrancada da base onde estava afixada, danificada e deixada caída no piso na área do órgão público.

Procurada pela reportagem do grupo A Gazeta, a secretária de assistência social, em Amambai, Eronilde Melo, informou que no local há câmera de monitoramento instalada, mas o sistema de vigilância eletrônica não está operacional.

A secretária informou também que o órgão municipal conta com vigia, mas ao ser procurado, o agente patrimonial municipal teria informado que, quando deixou o trabalho, por volta das 5h30 da manhã, a geladeira estava intacta.

De acordo com a secretária Eronilde Melo, o âmbito da Praça Orlando Viol, onde além da Secretaria de Assistência Social, estão instalados outros órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Educação, a Sedesc (Secretaria Municipal de Desporto e Cultura) e o Mercado Municipal, tem sido detectada a presença, principalmente em períodos noturnos, de usuários de drogas, fator que não descarta a possibilidade de um desses indivíduos ter praticado o ato de vandalismo.

A Geladeira Solidária

A Geladeira Solidária é abastecida por pessoas voluntárias da sociedade amambaiense e beneficia diariamente um grande número de pessoas. Algumas delas têm no projeto a única saída para garantir uma refeição.

Por meio de rede social, a autora da iniciativa do projeto Geladeira Solidária, a vereadora e atual presidente da Câmara Municipal, em Amambai, Janete Córdoba, lamentou o ocorrido.

Procurada pela reportagem do A Gazeta, ela informou, na tarde desse domingo, que vai recuperar a geladeira e manter o projeto em funcionamento.

Também por meio de rede social, o prefeito de Amambai, o médico ortopedista, Dr. Edinaldo Bandeira, também lamentou e condenou o ato de vandalismo.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete