29/12/2019 17:12

Geladeira que garantia alimento para desabrigados é danificada por vândalos em Amambai

“Geladeira Solidária” funcionava na edificação da Assistência Social do município, que tem vigia, mas os marginais teriam agido após a saída do agente patrimonial, informou a Secretaria.

Is allowance instantly strangers applauded

Vilson Nascimento

Uma geladeira que servia para garantir alimentos às pessoas desabrigadas ou em situação de extrema vulnerabilidade financeira da cidade em Amambai, foi danificada por vândalos.

A ação delituosa, que resultou na tirada de funcionamento da “Geladeira Solidária”, aconteceu na noite desse sábado (28) para domingo, 29 de dezembro e foi descoberta logo no inicio da manhã desse domingo por um voluntário que foi até o local com a finalidade de reabastecer com alimentos.

A Geladeira Solidária, que para muitas pessoas, entre elas desabrigadas e em situação de vulnerabilidade financeira, significa a garantia de pelo menos uma refeição ao dia, foi arrancada de sua base e danificada por vândalos. (Fotos: Divulgação)

A geladeira, localizada na área de acesso a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi arrancada da base onde estava afixada, danificada e deixada caída no piso na área do órgão público.

Procurada pela reportagem do grupo A Gazeta, a secretária de assistência social, em Amambai, Eronilde Melo, informou que no local há câmera de monitoramento instalada, mas o sistema de vigilância eletrônica não está operacional.

A secretária informou também que o órgão municipal conta com vigia, mas ao ser procurado, o agente patrimonial municipal teria informado que, quando deixou o trabalho, por volta das 5h30 da manhã, a geladeira estava intacta.

De acordo com a secretária Eronilde Melo, o âmbito da Praça Orlando Viol, onde além da Secretaria de Assistência Social, estão instalados outros órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Educação, a Sedesc (Secretaria Municipal de Desporto e Cultura) e o Mercado Municipal, tem sido detectada a presença, principalmente em períodos noturnos, de usuários de drogas, fator que não descarta a possibilidade de um desses indivíduos ter praticado o ato de vandalismo.

A Geladeira Solidária

A Geladeira Solidária é abastecida por pessoas voluntárias da sociedade amambaiense e beneficia diariamente um grande número de pessoas. Algumas delas têm no projeto a única saída para garantir uma refeição.

Por meio de rede social, a autora da iniciativa do projeto Geladeira Solidária, a vereadora e atual presidente da Câmara Municipal, em Amambai, Janete Córdoba, lamentou o ocorrido.

Procurada pela reportagem do A Gazeta, ela informou, na tarde desse domingo, que vai recuperar a geladeira e manter o projeto em funcionamento.

Também por meio de rede social, o prefeito de Amambai, o médico ortopedista, Dr. Edinaldo Bandeira, também lamentou e condenou o ato de vandalismo.

 

Fonte: A Gazetanews