21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Chuva de 80 milímetros causa danos nessa quinta em Amambai

2019-12-19 18:33:52

Vilson Nascimento

Um grande volume de chuva em pouco espaço de tempo, registrado na tarde dessa quinta-feira, 19 de dezembro, provocou alagamentos e danos, em Amambai.

O volume de água provocou desmoronamento e levou a prefeitura á interditar o tráfego na região da ponte sobre o Rio Panduí, no sentido bairro/centro. (Fotos: Secretaria de Obras/DC e cedidas ao A Gazetanews)

Na região da ponte sobre Rio Panduí, a força das águas provocou desmoronamento e danificou a estrutura da pavimentação asfáltica, para quem se desloca no sentido Vila Limeira ao centro da cidade.

A Defesa Civil, os secretários, de obras e de serviços urbanos, juntamente com engenheiros da prefeitura, estiveram no local realizando levantamentos técnicos e decidiram, por medida de segurança, realizar a interdição parcial da ponte para quem se desloca no sentido bairro/centro, até que reparos sejam realizados.

Segundo o secretário de serviços urbanos da prefeitura, em Amambai, Vilmar Cubas, o tráfego permanecerá em meia pista, mas só para veículos leves.

De acordo com a Defesa Civil na manhã dessa sexta-feira (20) técnicos farão uma nova vistoria na localidade para averiguar as condições e decidir se mantém o tráfego somente para veículos neves ou libera para veículos de carga.

Com a interdição da via no sentido bairro/centro, o tráfego foi desviado para a ponte ao lado e a trafegabilidade vai ser no sistema “pare e siga”. Essa ponte na região da Estrada Boiadeira é uma opção de desvio, mas a acessibilidade é difícil em períodos chuvosa.

Com a interdição para tráfego de veículos carga nesse sentido da via, o acesso restante é a ponte ao lado, que absorve o tráfego no sentido centro/bairro, mas é estreia e permite a passagem de somente um veículo por vez.

Segundo a Defesa Civil, a prefeitura, com respaldo da Polícia Militar, vai manter sistema “pare e siga” na localidade para controlar o tráfego.

Vale ressaltar que o local danificado, apesar de estar em perímetro urbano, é a extensão da chamada “Guaira-Porã”, rodovia que interliga Ponta Porã a BR-163 na região de Eldorado, por onde passa todo o escoamento agropecuário da faixa de fronteira, que segue para os estados do sul do País e por onde entra equipamentos e produtos industrializados para toda a região.

Alagamentos foram registrados em vários pontos da cidade.

Fora a ponte estreita ao lado do trecho danificado, que até então absorvia o tráfego em sentido único, a outra rota de acesso que possibilita a travessia do Rio Panduí é pela antiga “Estrada Boiadeira”, que é de terra e tem ponte de madeira, mas o acesso pela via também está bastante difícil por causa das chuvas frequentes. 

Outros danos

Segundo o coordenador da defesa Civil, em Amambai, o subtenente do Corpo de Bombeiros Wilson Vicente Ferreira, por conta da forte chuva da tarde dessa quinta-feira, pontos de alagamentos foram registrados em várias localidades da cidade.

Na região da Vila Glória um muro de concreto não suportou a pressão da água, acabou se rompendo e a enxurrada invadiu uma residência, causando transtornos e prejuízo aos moradores.

A Defesa Civil informou agora à noite que vários danos provocados pela intempérie já foram identificados, mas os trabalhos de levantamentos permanecem sendo realizados.

O pluviômetro exclusivo do grupo A Gazeta, instalado para monitorar as chuvas na cidade, registou que em um espaço inferior a três horas, choveu na tarde dessa quinta-feira, o equivalente a 80 milímetros, em Amambai.

De acordo com o Clima Tempo, a previsão para os próximos dias é de variação entre períodos de estiagem e períodos de chuva para Amambai e toda a região.

Matéria atualizada às 19h14 para acréscimo de informações

Essa residência, na região da Vila Glória, foi alagada pela enxurrada, causando transtornos e prejuízo aos moradores.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete