26/11/2019 15:30

Polícia Militar e Prefeitura de Amambai realizaram formatura do projeto Patrulha Mirim

A 3ª Companhia Independente de Polícia Miliar (3ª CIPM), em parceria com a Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou na última sexta-feira, 22 de novembro, a formatura da Patrulha Mirim de Amambai.

No ato, 16 participantes deixaram de ser alunos e se tornaram Patrulheiros, enquanto outros 5, que estão desde o início no projeto e são considerados mais antigos, passaram para a patente de Cabo mirim.

Estiveram prestigiando o evento, o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, secretários e vereadores da administração, além dos representantes das forças armadas:o comandante da 3ª CIPM, Major Julio Marcos Echeverria Silva; o comandante do Comando de Policiamento Área – 1 (CPA–1), Coronel QOPM Givaldo Mendes de Oliveira; o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Carlos Magno da Silva; o Comandante do Pelotão de Polícia Militar (3º Pel PM) de Coronel Sapucaia, Tenente Jovani Fernandes Ribeiro e o comandante do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada (17º RCMec), Tenente Coronel Leandro Novelli.

Ainda no evento, foram homenageados pelos patrulheiros a instrutora responsável pelo Patrulha Mirim, Rikelli Pereira Poniago, os professores civis, a psicóloga, os militares voluntários que colaboram nas instruções diariamente e a secretária municipal de Assistência Social, Eronildes Melo, que deu nome a turma, pelo empenho para fazer o projeto acontecer, oferecendo fardamento e espaço.

Patrulha Mirim

O projeto criado em 2008 pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, chegou a Amambai em fevereiro de 2018, atendendo crianças e jovens de 9 a 17 anos. Eles recebem instruções de trânsito, educação física, prevenção às drogas, regulamento de continência, artes, civismo, direitos e deveres, ordem unida, regulamento orgânico, entre outras matérias.

Com uma estrutura similar a da PM, promovendo hierarquia, disciplina, integração, companheirismo, solidariedade, civismo, espírito de equipe e de liderança, o Patrulha Mirim tem como objetivo promover a educação cívica dos alunos no contra turno da escola, levada em consideração, o aproveitamento no projeto, o rendimento escolar e o comportamento.

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM