14/11/2019 20:07

Crescimento econômico torna Amambai polo de desenvolvimento na região

Nos últimos três meses mais de 50 novas empresas foram abertas em Amambai

Is allowance instantly strangers applauded
Fotos: Raquel Fernandes

Raquel Fernandes

Ao dar uma volta pelas ruas da cidade, não é difícil encontrar alguma construção em andamento. Isto sinaliza um crescimento não só na construção civil, mas também nas mais diversas áreas da economia do município. Muitas obras são investimentos de empresários, que têm apostado no desenvolvimento de Amambai.

Este cenário se torna ainda mais positivo ao constatar os dados de aberturas de novas empresas em Amambai. De acordo com a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, em Amambai, nos últimos três meses foram abertas 58 novas empresas; o número subiu de 2.183 para 2.241. Só no ultimo mês o aumento foi de 38 empresas.

Geração de emprego

A abertura de novas empresas também traz a geração de novos empregos. Analisando os últimos levantamentos do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Amambai mantém a média com saldo positivo na geração de emprego.

No mês de setembro, foram admitidos 166 empregados e demitidos 142, resultando em 24 novos empregos. No mês de agosto, foram contratados 186 e demitidos 130.

Em Amambai, os supermercados fazem contratações frequentes, como é o caso do Supermercado Planalto. De acordo com o setor de RH da empresa, há cerca de 90 funcionários efetivos e nos finais de ano sempre surgem vagas temporárias. O setor agropecuário e agroindustrial também movimenta a geração de empregos, como por exemplo, as cooperativas agroindustriais.  A Coamo emprega no total, entre efetivos e terceirizados, 95 trabalhadores. Na safra de inverno, são contratados 27 temporários e na de verão 40 vagas são preenchidas.

Boas expectativas

O clima de crescimento e desenvolvimento tem animado a população. Recentemente empresários do município anunciaram a instalação de dois grandes atacados que irão fomentar o comércio de toda região do Cone Sul, consolidando cada vez mais Amambai, como um forte pólo de desenvolvimento.

Empreendedores do município alegam estar cada vez mais preparados e confiantes para investir. Com novos conhecimentos de mercado, a expectativa é que a economia de Amambai inicie uma fase próspera.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ubiratan Martins, destaca que um dos objetivos da atual administração sempre foi tornar o comércio cada vez mais forte. “Amambai é sem dúvida, um município louvável para se investir. Estamos recebendo várias obras importantes do governo do estado, por meio da administração do Prefeito Dr. Bandeira, e isso também contribui para fomentar a economia do município. Nós temos um comércio forte, uma economia que fica cada vez mais consolidada e dá mais segurança aos investidores. A instalação destes dois novos atacados vem para confirmar esse crescimento. São mais empregos e mais famílias beneficiadas”, finalizou.

Fonte: A Gazetanews