24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Cemitérios estão prontos para receber os visitantes neste sábado, Dia de Finados, em Amambai

2019-10-31 17:30:10

No secular Cemitério Santo Antônio (vista aérea) a “cruz mestre” é ponto mais visitado todos os anos. (Foros: Vilson Nascimento e Divulgação)

Vilson Nascimento

Os dois cemitérios municipais de Amambai, o Santo Antônio, situado em perímetro urbano e o Crepúsculo, localizado no prolongamento da Rua Cassiano Marcelo, na saída para Aral Moreira, já passaram por manutenção e estão prontos para receber os visitantes neste sábado, 2 de novembro, Dia de Finados.

Segundo a administradora dos “campos santos”, Cleide Rafahin, a prefeitura realizou a manutenção e todos os preparativos necessários para deixar tudo em ordem até amanhã deste sábado (2) quando os visitantes começarem a chegar, já foram feitos.

Segundo Cleide neste sábado, Dia de Finados, os portões no Cemitério Municipal Santo Antônio, localizado no perímetro urbano, serão abertos para visitação às 5h da manhã e permanecerão abertos até ao cair da noite. Já no Cemitério Municipal Crepúsculo, que é afastado da cidade, as visitações vão das 6h da manhã até às 18h.

Vista aérea do Cemitério Santo Antônio.

De acordo com a administradora, caso as condições climáticas permitam, já que segundo o Clima Tampo, tem possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva para Amambai neste sábado, dia 2, espera-se que cerca de quatro mil pessoas visitem os cemitérios em Amambai neste Dia de Finados.

No Cemitério Santo Antônio, que é secular, onde levantamentos realizados pela reportagem do grupo A Gazeta, o túmulo mais antigo, possivelmente o primeiro a ser construído é datado de 1909, ou seja, foi construído há 110 anos, o ponto mais visitado anualmente é a “cruz mestre”.

De acordo com Cleide Rafahin, no Santo Antônio não há um registro oficial sobre o número de pessoas sepultadas, mas são cerca de 11,5 mil jazidos, sendo que em boa parte deles, pertencentes a famílias, existem várias pessoas sepultadas.

O Cemitério Crepúsculo

Já no Cemitério Municipal Crepúsculo, que é relativamente novo, com os aproximados 100 sepultamentos ocorridos nos últimos doze meses, estima-se que estão sepultadas cerca de 300 pessoas, segundo a administração.

Para chegar ao campo santo, situado na saída para Aral Moreira são 900 metros de estrada de terra.

O Cemitério Municipal Crepúsculo.
A cruz mestre é o ponto mais visitado no Dia de Finados, no Cemitério Santo Antônio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete