31/10/2019 17:30

Cemitérios estão prontos para receber os visitantes neste sábado, Dia de Finados, em Amambai

No Cemitério Santo Antônio os portões serão abertos das 5h da manhã e visitações podem ser realizadas até ao anoitecer. No Cemitério Crepúsculo as visitas vão das 6h da manhã até às 18h, segundo a administração.

No secular Cemitério Santo Antônio (vista aérea) a “cruz mestre” é ponto mais visitado todos os anos. (Foros: Vilson Nascimento e Divulgação)

Vilson Nascimento

Os dois cemitérios municipais de Amambai, o Santo Antônio, situado em perímetro urbano e o Crepúsculo, localizado no prolongamento da Rua Cassiano Marcelo, na saída para Aral Moreira, já passaram por manutenção e estão prontos para receber os visitantes neste sábado, 2 de novembro, Dia de Finados.

Segundo a administradora dos “campos santos”, Cleide Rafahin, a prefeitura realizou a manutenção e todos os preparativos necessários para deixar tudo em ordem até amanhã deste sábado (2) quando os visitantes começarem a chegar, já foram feitos.

Segundo Cleide neste sábado, Dia de Finados, os portões no Cemitério Municipal Santo Antônio, localizado no perímetro urbano, serão abertos para visitação às 5h da manhã e permanecerão abertos até ao cair da noite. Já no Cemitério Municipal Crepúsculo, que é afastado da cidade, as visitações vão das 6h da manhã até às 18h.

Vista aérea do Cemitério Santo Antônio.

De acordo com a administradora, caso as condições climáticas permitam, já que segundo o Clima Tampo, tem possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva para Amambai neste sábado, dia 2, espera-se que cerca de quatro mil pessoas visitem os cemitérios em Amambai neste Dia de Finados.

No Cemitério Santo Antônio, que é secular, onde levantamentos realizados pela reportagem do grupo A Gazeta, o túmulo mais antigo, possivelmente o primeiro a ser construído é datado de 1909, ou seja, foi construído há 110 anos, o ponto mais visitado anualmente é a “cruz mestre”.

De acordo com Cleide Rafahin, no Santo Antônio não há um registro oficial sobre o número de pessoas sepultadas, mas são cerca de 11,5 mil jazidos, sendo que em boa parte deles, pertencentes a famílias, existem várias pessoas sepultadas.

O Cemitério Crepúsculo

Já no Cemitério Municipal Crepúsculo, que é relativamente novo, com os aproximados 100 sepultamentos ocorridos nos últimos doze meses, estima-se que estão sepultadas cerca de 300 pessoas, segundo a administração.

Para chegar ao campo santo, situado na saída para Aral Moreira são 900 metros de estrada de terra.

O Cemitério Municipal Crepúsculo.
A cruz mestre é o ponto mais visitado no Dia de Finados, no Cemitério Santo Antônio.

Fonte: A Gazetanews