33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Resumo da sessão da Câmara Municipal de Amambai dessa segunda, 14 de outubro

2019-10-15 11:15:53

Resumo da Sessão 14/10/19

 

Vereador Darci José

Requerimento 075/2019

Requeremos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Presidente desta Casa de Leis, Janete Moraes Obal Córdoba, para que se oficie ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que envie a esta Casa de Leis, informações acerca da possibilidade de viabilizar estudos para que se insira na grade curricular da rede pública municipal de forma permanente a matéria Educação Financeira.

JUSTIFICATIVA:

A educação do planejamento financeiro vem tratar do consumismo desenfreado, que percebemos nos educandos, a falta de visão na necessidade de se preparar financeiramente, causa um círculo vicioso em repetições de padrões.

A importância da educação financeira vem a dar ferramentas para que o aluno possa perceber que ele pode ter uma vida melhor, que tenha a possibilidade de se planejar financeiramente. 

 

Vereador Ismael Kaiowá

Requerimento 076/2019

Requeremos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Presidente desta Casa de Leis, Janete Moraes Obal Córdoba, para que se oficie ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que informe a esta Casa de Leis, a possibilidade de atendimento ao Requerimento n° 039/2018, aprovado por unanimidade no ano de 2018, no qual solicitamos a criação de Coordenadoria de Assuntos Indígenas, lido e aprovado neste plenário.

 

Vereador Geverson Vicentim

Requerimento 077/2019

Requeremos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Presidente desta Casa de Leis, Janete Moraes Obal Córdoba, para que se oficie ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que envie a esta Casa de Leis, informações através das Secretarias de Obras e Serviços Públicos, sobre as providências que estão ou serão tomadas para resolver os problemas das pontes, conhecidas como ponte do Natalício e ponte do Cata Vento, na região do Sertãozinho, que estão caídas (interditadas) há mais de um ano, o que ocasiona transtornos para os moradores das propriedades ao redor, que são obrigados a desviarem por dentro de outras propriedades para saírem ou chegarem em suas casas.

 

Vereador Dilmar Bervian

Requerimento 078/2019

Requeremos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Presidente desta Casa de Leis, Janete Moraes Obal Córdoba, para que seja enviada MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO, à Loja Macônica Terceiro Milênio 2825, pelos 25 anos de fundação da Loja e pelos serviços prestados à população de Amambai, presidida pelo Venerável Mestre Irmão Rubens Fachin. Grandes homens Amambaienses de todas as profissões que colaboraram para o desenvolvimento de Amambai, levantando templos a virtude e cavando masmorras aos vícios.

 

Vereador Luciano Maurício

Indicação 251/2019

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar a implantação de iluminação pública nos postes existentes na estrada que liga a MS 156, Amambai/Caarapó, km 01, a esquerda da Rodovia (Motel Nuage) até a estrada vicinal que dá acesso ao prolongamento da Rua Marechal Deodoro e Aldeia Amambai. 

JUSTIFICATIVA:

A implantação de luminárias naquele local irá contribuir com a segurança da via de acesso à cidade, beneficiando diretamente os chacareiros, produtores rurais, moradores da Aldeia Amambai e os demais que por ali transitam. 

Assim, trará embelezamento, melhores condições de visualização à noite e maior segurança aos moradores.

 

Vereador Carlinhos

Indicação 252/2019

Indicamos na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar junto à Secretaria Municipal de Saúde a contratação de médicos geriatras para atender a população idosa na rede municipal de saúde.                                   

JUSTIFICATIVA: 

A indicação se faz necessária, devido principalmente ao aumento do número de pacientes da terceira idade que procuram atendimento na rede municipal de saúde. É sabido, que a população da terceira idade tem aumento em todo o mundo e, os prognósticos apontam que a população idosa de todos os países devem superar a população de jovens, adultos e crianças

Da mesma forma, o Poder Público deve fomentar políticas públicas de apoio a essa população, conforme proposto na indicação.

 

Vereador Roberto Dias

Indicação 252/2019

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar a extensão da rede de energia elétrica e iluminação pública nas ruas recentemente pavimentadas no entorno da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa. 

JUSTIFICATIVA:

Pensando na segurança e melhoria da qualidade de vida dos moradores e proprietários de imóveis que ali iniciaram suas construções, que especialmente à noite ficam totalmente às escuras, causando a todos uma sensação de insegurança, face a criminalidade.

Diante do exposto, solicitamos ao Poder Público que viabilize e tome providências necessárias para que seja instalada a iluminação pública nessa região, é importante ressaltar que essa medida irá beneficiar à todos, pois temos a escola neste local, além de abrigar várias chácaras em sua extensão, com centenas de moradores, proporcionando tranquilidade, conforto e segurança.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 254/2019

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer a limpeza do prolongamento da Rua Tiradentes, após os fundos da FIAMA, até a divisa com o Córrego Cabeceira da Lagoa.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, é uma reivindicação dos moradores daquela região que sofrem com o acúmulo de lixo que depositam próximo ao córrego, razão que nos leva a presente indicação para a realização de mutirão de limpeza, como já realizado em outras vilas, envolvendo as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Obras Públicas e Meio Ambiente.

 

Vereador Humberto Hasegawa

Indicação 255/2019

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de se fazer a ampliação da quadra de areia da praça Orlando Viol (antigo Elefante Branco), para comportar “duas redes de vôlei”.

JUSTIFICATIVA:

Queremos ressaltar que a referida quadra tornou-se referência para treinamento, lazer e disputa de torneio, conforme foi o 1º Torneio Regional Escolar que aconteceu em junho do corrente ano.

Salientamos que a pratica de vôlei de areia tem sido um dos esportes referência em nosso município, tanto que Amambai sagrou-se campeã Estadual em 2019, nos Jogos Escolares da Juventude de MS.

 

Vereador Fernando Fischer

Indicação 256/2019

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Deputado Estadual PAULO CORRÊA, a possibilidade de estar alocando recursos do Governo do Estado para o ano de 2020, através da FUNDERSUL, para continuação do recapeamento da Avenida Nicolau Otaño em toda a sua extensão, aproximadamente 700m, entre a Avenida Pedro Manvailer até o seu final, na esquina da Rua São Cristóvão (Posto de Saúde da Vila Varocopa). 

 

Vereador Ilzo Victor

Indicação 257/2019

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da contratação de um MÉDICO CARDIOLOGISTA, para atuar junto às Unidades Básicas de Saúde e Hospital Regional de Amambai. 

JUSTIFICATIVA:

É de suma importância a contratação de um médico especialista em Cardiologia para atender aos usuários do SUS e principalmente as pessoas mais idosas de nosso município. Somos sabedores que o nosso município no momento não dispõe de um profissional nessa área para dar atendimento a nossa população. 

Concluo minha justificativa, acreditando que a contratação de um médico cardiologista para atender em nosso município, possibilitará um atendimento mais ágil no que diz respeito às patologias específicas e respostas mais rápidas e precisas para a população. 

 

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 258/2019

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Deputado Federal, ROSE MODESTO, a possibilidade de viabilizar recursos através de Emenda Parlamentar, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), para atendimento ao CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “NOSSO MUNDO”, em nosso município, para realizar a revitalização da pintura do prédio e reparos dos bebedouros, bem como a aquisição de ar condicionados.

JUSTIFICATIVA:

Senhora Deputada, o CEI Nosso Mundo está em funcionamento desde 13 de dezembro de 1995 e hoje conta com 270 alunos e, de acordo com a demanda constatamos a extrema necessidade da instalação de ar condicionados nas salas de aula, para melhorar o bem estar dos alunos e professores, até porque o calor excessivo altera o comportamento das crianças.

Vale ressaltar que o ar condicionado não é mais considerado um artigo de luxo, mas sim uma necessidade por causa do excesso do calor. Sendo ainda uma providência de baixo custo em relação aos resultados que certamente serão atingidos.

Faz-se necessário também a revitalização da pintura, que proporcionará vida nova, com paredes coloridas e desenhos que fazem parte do universo infantil, bem como realizar reparos nos bebedouros.

Diante disso, solicitamos o empenho de Vossa Excelência, visando amenizar o desconforto para alunos e professores.

 

Vereador Maikell Ruiz

Indicação 259/2019

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal, LUIZ OVANDO, a possibilidade de viabilizar Emenda Parlamentar no Orçamento da União, no valor de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), para a implantação de galerias de águas pluviais e pavimentação asfáltica no Loteamento Residencial Bonito.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Deputado, o objetivo é buscar desenvolvimento e progresso, melhorando a qualidade de vida da população, tendo em vista que é uma reivindicação dos moradores que lutam pela execução de ações que visem melhorias na infraestrutura urbana de nossa cidade.

Sendo assim, aguardamos o empenho de Vossa Excelência, em atender a nossa proposição, que contribuirá para o desenvolvimento e embelezamento da nossa cidade. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete