33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Amambai já expediu mais de 800 carteiras de trabalho em 2019

2019-09-03 15:09:58

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDES) está comemorando os índices positivos do setor de emissão de documentos. No mês de agosto, o departamento, que tem como responsável a servidora Janaina Gouveia Garcia, alcançou o recorde de emissão de Carteiras de Trabalho, com mais de 800 unidades expedidas.

A carteira de trabalho e previdência social (CTPS) é um documento fundamental para qualquer trabalhador. Assim como o RG, o CPF, o título de eleitor, a CTPS é um documento pessoal e intransferível.

O documento é obrigatório para toda pessoa que venha prestar algum tipo de serviço à outra pessoa. Seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica (Decreto nº 21.175, de março de 1932 e Decreto nº 22.035, de 29 de outubro de 1932). A CTPS é hoje, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador, garantindo assim, o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas como: seguro desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

Os jovens maiores de 14 anos e adultos que ainda não possuem o documento e desejam fazer a primeira via gratuitamente, devem procurar a Secretaria entre as 7h e às 13h, de segunda a sexta-feira. São necessários os seguintes documentos originais: comprovante de endereço; de referência; RG ou certidões de casamento e nascimento; CPF e Título de Eleitor, se portador.

Oportunidades

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDES) também conta com um balcão de empregos. De acordo com a responsável, Eber Nunes, para efetuar o cadastro é necessário comparecer na Secretaria, munido dos documentos e do curriculum vitae. O horário de atendimento também é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete