33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Parceria entre prefeitura e Câmara garante asfalto no entorno do Dom Aquino, em Amambai

2019-08-18 17:14:17

O prefeito Dr. Edinaldo Bandeira e a presidente da Câmara, vereadora Janete Córdoba estiveram na região da Escola Dom Aquino analisando, na manhã dessa quinta-feira, duas à serem pavimentadas. Ordem de serviço para obra deverá ser assinada no começo de setembro, segundo o prefeito. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Com emprego de recursos conquistados junto ao Governo do Estado e o Governo Federal por meio de emendas parlamentares e emprego de recursos próprios do município aplicados como contrapartida ou de forma direta, a atual administração levou e continua levando obras de drenagem e pavimentação asfáltica a várias vilas da cidade, em Amambai.

Vilas que enfrentavam diversos problemas em períodos de chuva como a Indiana e a Doriane, por exemplo, já tiveram os pontos mais críticos pavimentados. Os trabalhos de drenagem e pavimentação se expandiram para outras regiões como as vilas, Doriane, Cassiano Marcelo e Jussara, por exemplo.

Vilas como a Pimentel e Guape, cujas malhas viárias enfrentavam graves problemas por conta do lençol freático, tiveram pontos críticos de suas ruas restauradas e a prefeitura trabalha agora, segundo a administração, em projetos para levar pavimentação asfáltica em regiões como a Vila Cristina e a Vila Limeira, que recentemente recebeu obras de drenagem.

Como parte dessa meta de melhorar a mobilidade urbana e garantir maior conforto e segurança à população, o prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB) e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Janete Córdoba (PSDB) anunciaram essa semana uma parceria entre os poderes, Executivo e Legislativo, para levar pavimentação asfáltica a mais uma importante região da cidade, em Amambai, no entorno da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa.

A unidade educacional, que atende 758 alunos nos períodos, matutino e vespertino e é considerada uma das melhores escolas públicas do Estado, em Mato Grosso do Sul, está localizada em uma região em amplo desenvolvimento imobiliário da cidade.

Segundo o prefeito e a presidente da Câmara, serão investidos cerca de meio milhão de reais para pavimentar as duas ruas laterais à escola, ou seja, as travessas “A” e “B”, além da extensão da rua Tiradentes, que passa ao fundo da Escola Dom Aquino, interligando ao asfalto na região da Sanesul e duas quadras da Rua Joana Batista, trecho que liga a Rua Tiradentes, passando inclusive aos fundos do Hospital Regional, beneficiando também aquela unidade de saúde.

Em negrito os trechos que ruas que receberão pavimentação. 

Dos recursos, cerca de R$ 400 mil serão destinados pela Câmara Municipal de Amambai por meio da devolução de duodécimo e a prefeitura, além de todos os tramites burocráticos para a realização da obra, entrará com uma contrapartida R$ 100 mil. 

“Esse valor disponibilizado pela prefeitura poderá ser aumentado para ampliarmos um pouco mais a obra aqui na região dependendo da disponibilidade de recursos que tivermos”, disse o prefeito ao ressaltar que a citada obra será executada cem por cento com recursos oriundos dos impostos pagos pelo cidadão amambaiense no decorrer do ano, tendo como ênfase especial o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

De acordo com Dr. Bandeira a equipe técnica da prefeitura já trabalha nos tramites legais e a provisão é que seja dada a ordem de serviço para o começo da obra já no início de setembro, mês que Amambai vai comemorar 71 anos de emancipação político-administrativa. 

“É uma obra de grande importância, não só para a comunidade escolar da Escola Dom Aquino Corrêa, que é considerada modelo em educação no Estado e no Brasil, mas para o desenvolvimento dessa região da cidade, atraindo novos investimentos no que diz respeito a urbanização, fomentando o  crescimento organizado de nossa cidade”, destacou o prefeito, Dr. Bandeira.

Para a presidente da Câmara, vereadora Janete Córdoba, a obra de pavimentação, fruto da parceria Legislativo/Executivo, além de valorizar e fomentar o desenvolvimento daquela região da cidade, vai atender a um anseio dos pais dos mais de 750 alunos da unidade escolar que enfrentam, principalmente em dias de chuva, dificuldades para levar e trazer seus filhos na escola devido a lama.

“Como o prefeito Bandeira já falou, essa obra também era um compromisso nosso de campanha com a comunidade escolar da Escola Dom Aquino e moradores dessa região e agora, por meio dessa parceria entre Câmara e prefeitura, graças a Deus vamos conseguir tirar do papel”, disse a vereadora.

Recentemente, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e garantir assim maior segurança aos transeuntes, sobretudo aos alunos, a Prefeitura de Amambai, através do Detrat (Departamento de Trânsito e Transporte), transformou a Rua Marechal Floriano, via pavimentada que passa em frente a escola, bem como as travessas “A” e “B”, em mão única.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete