19/06/2019 17:03

Exército aplica instrução sobre operação de GPS a agentes públicos em Amambai

Participaram do treinamento no 17º RC Mec, integrantes a Defesa Civil, setor de engenharia e Secretaria da Cidade/Habitação da Prefeitura de Amambai, além da PMA.

Vilson Nascimento

Militares do Exército Brasileiro lotados no 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec) ministraram na quarta-feira, dia 12 de junho, uma instrução sobre a correra aplicação o GPS, sigla na língua inglesa, que em português significa Sistema de Posicionamento Global, à agentes públicos em Amambai.

Participaram da capacitação, que foi aplicada à pedido da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, em Amambai, além da Defesa Civil, técnicos do setor de engenharia da prefeitura local, da Secretaria da Cidade/Habitação além de policiais militares lotados no 2º Grupamento de Polícia Militar Ambiental (2º GPMA), em Amambai.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Amambai, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, o treinamento visou preparar os agentes públicos para o uso com maior eficácia do GPS, tendo em vista que, com o georreferenciamento, o Sistema de Posicionamento Global se tornou um equipamento indispensável nas ações de campo no serviço público.

“No caso da Defesa Civil, por exemplo, todos os levantamentos de áreas atingidas por intempéries, pontes caídas e outras situações emergenciais, todo o material, inclusive fotos dos locais, por exigência da Secretaria Nacional da Defesa Civil, tem que ser georrefernciados, tendo em vista que essas localidades passam a ser monitoradas via satélite pelos órgãos federais competentes”, informou Wilson Vicente.

Fonte: A Gazetanews