2010-11-12 15:13:00
Pecamos por natureza e por prática. Pois a Bíblia diz em Romanos 3:23, que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Não há sequer um 100% justo: Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. (Romanos 3:10). Tentamos ser justos. A nossa consciência nos alerta para não pecarmos, mas a nossa natureza pecadora nos induz a cometer um ou mais pecados: Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque. (Eclesiastes 7:20).
Muitos cristãos se intitulam justos, sem pecado. Só de pensar ou dizer que não tem pecado, já está pecando por mentir: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. (1JOÃO 1:8).
E se pensamos ou falamos que não pecamos, não andamos em verdade, e desacreditamos Deus: Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1JOÃO 1:10).
Jesus deu a sua vida pelo perdão dos pecados de toda a humanidade; portanto, todos são pecadores. Jesus fez a sua parte e mandou os pecadores fazerem a sua: Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus. (Mateus 4:17).
Arrepender-se dos pecados significa parar de pecar voluntariamente, (saber que é pecado, mas continuar a praticá-lo). O arrependimento consiste em se converter. Mudar das velhas práticas pecaminosas, para uma vida de vigília, oração, adoração, comunhão com Cristo: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor. (Atos 3:19).
Renuncie as ações pecaminosas que fazia antes, colocando um ponto final a todos os atos ilícitos, para que Deus veja a sua mudança e o aceite como uma nova pessoa, convertida do pecado: Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer mal. (Isaías 1:16).
Jesus mandou ensinar o Evangelho aos demais, batizando-os em seguida: Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (MATEUS 28:19).
Mesmo sendo cristãos, convertidos, às vezes, involuntariamente, pecamos. Porém, reconhecendo isso, orando a Deus, Jesus apaga tais falhas: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1JOÃO 1:9).
Continuar cometendo pecados, depois de conhecer a verdade nos coloca como inimigos de Deus: Porque, se pecamos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. (Hebreus 10:26-27).
E você, está fazendo a sua parte?