“Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.45).
O Senhor Jesus abriu a mente dos discípulos para que eles entendessem as Escrituras, para então pregarem o evangelho. Sem entendimento não se prega a verdade. E o entendimento quem dá é Deus (Pai, Filho, Espírito Santo). Desde sempre há falsos ensinos por falta de conhecimento; e a falta de conhecimento leva à perdição!
O povo de Deus, padecia por falta de conhecimento: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Os 4.6).
Os religiosos escribas e fariseus, eram hipócritas, e ensinavam tradições e costumes inúteis ao povo. Eles não tinham a mente aberta para entenderem as Escrituras: “Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” (Mt 15.8,9).
Até hoje são aplicados em algumas igrejas, doutrinas e rituais religiosos da lei de Moises, que foi abolida por Cristo: “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido. E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então, o véu se tirará” (2ªCo 3.14-16).
O apóstolo Paulo alertava a igreja quanto aos falsos ensinos, dizendo que o evangelho só está encoberto para os que se perdem, pois rejeitam a Cristo: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2ªCo 4.3,4).
Religiosos de mentes cegas, ensinam doutrinas humanas criadas por eles mesmos e não por Cristo. O Senhor estabeleceu as Escrituras, tanto o Velho Testamento quanto o Novo, usando servos inspirados pelo Espírito Santo. No entanto, muitos acrescentam para o povo, mandamentos criados por eles, contrariando o estabelecido pelo Senhor.
Entre tantas mentiras, podemos destacar algumas, por exemplo: Advogado dos pecadores no céu é somente Jesus: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1ªJo 2.1,2). Eles, no entanto, colocam outra pessoa.
Mediador: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo” (1ªTm 2.5,6). Eles acrescentaram outros. Por fim, a salvação é somente por Jesus: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).