Na manhã da última segunda-feira, 14 de abril, a Escola Jaguari, extensão da Escola Municipal Polo Mbo’erenda Tupa’i Ñandeva, foi palco de uma ação especial voltada ao bem-estar e valorização das mulheres da Aldeia Jaguari, em Amambai. O evento “Cuidando das Mulheres Guarani Kaiowá” reuniu dezenas de participantes em uma manhã de atendimentos, acolhimento e celebração cultural.
Promovida pela Prefeitura de Amambai, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPMulheres), a iniciativa ofereceu espaços de saúde e beleza, sorteio de brindes e atrações culturais, com o objetivo de fortalecer a autoestima, promover o cuidado e valorizar a identidade das mulheres indígenas.
“Foi um momento de escuta, cuidado e valorização. As mulheres indígenas têm um papel fundamental em suas comunidades, e é nosso dever garantir políticas públicas que as acolham e respeitem suas especificidades culturais”, destacou Derli Jaime, a coordenadora da CPPMulheres.
Na terça-feira, dia 15, o mesmo evento foi realizado na Aldeia Limão Verde, com a mesma proposta de levar acolhimento, informação e serviços diretamente às comunidades indígenas. Já na quarta-feira, dia 16, a ação estava prevista para ocorrer na Aldeia Amambai, mas precisou ser adiada devido às fortes chuvas que atingiram a região. Uma nova data será marcada para garantir que as mulheres da comunidade também sejam contempladas.
A ação contou com o apoio de diversas secretarias municipais — Saúde, Educação e Assuntos Indígenas — além da Secretaria de Estado da Cidadania de Mato Grosso do Sul, Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, SESAI Polo Amambai e empresas parceiras como a Uniasselvi.
Além dos atendimentos e atividades de cuidado, o evento foi marcado por apresentações culturais, que emocionaram o público e reforçaram o orgulho da identidade Guarani Kaiowá.
A Prefeitura de Amambai segue desenvolvendo ações intersetoriais que garantam a inclusão e o respeito às mulheres indígenas, promovendo cidadania, bem-estar e valorização cultural.













































Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai