Vilson Nascimento
Uma audiência pública marcada para acontecer na manhã desta terça-feira, 15 de abril, no plenário da Câmara Municipal local vai debater com a sociedade a trafegabilidade de veículos individuais no trânsito, os famosos patinetes elétricos, em Tacuru.
Inicialmente usado para lazer, por ser um meio de locomoção relativamente barato, o patinete elétrico passou a ser utilizado nas cidades como meio de transporte para ir a escola, ao trabalho e deslocamento para diversas outras finalidades.
O objetivo de chamar a sociedade para discutir a situação dos patinetes elétricos, segundo o diretor do Demtrat (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte) da prefeitura, em Tacuru, Alberto Duarte Lopes, é garantir maior segurança, tanto para quem utiliza esse meio de transporte como para condutores e transeuntes, prevenido acidentes.
Segundo Alberto, a resolução 996 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) normatiza o uso desse meio de locomoção, incluindo também as bicicletas elétricas, mas somente em localidades que contam com ciclofaixas ou ciclovias.
“A lei deixa uma brecha que permite aos municípios que não dispõe de ciclofaixas ou ciclovias, a criação de ciclorrotas. Nossa meta é, como forma de prevenção a acidentes, proibir o tráfego de patinetes elétricos em vias de trafego pesado e grande circulação de veículos aqui em Tacuru, criando trajetos mais apropriados e seguros para se trafegar com veículos individuais no trânsito”, destacou o diretor do Demtrat local.
Segundo Alberto Lopes, até o momento não ocorreu nenhum grave acidente envolvendo veículos e patinetes elétricos no município e o objetivo da administração municipal ao chamar a população local para discutir o tema é justamente evitar que acidentes dessa natureza venham a ocorrer.
A audiência pública para debater o tema está prevista para iniciar a partir das 8h da manhã desta terça-feira, dia 15 de abril.
