Redação
Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (08), o vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Humberto Amaducci, destacou a importância da obra do anel viário de Amambai durante conversa com o presidente municipal da sigla, Luciney Bampi. No encontro, registrado na última sexta-feira (4), durante evento voltado à assinatura do projeto, ambos ressaltaram o papel do Governo Federal na sua viabilização.
Durante a gravação, Humberto e Luciney falaram sobre a dificuldade de algumas lideranças políticas em mencionar o papel do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do partido quando se trata de investimentos em infraestrutura. Na ocasião, Luciney reforçou a importância de se fazer justiça ao papel do Governo Federal na efetivação da obra, que passou por diferentes governos sem sair do papel até agora.
De acordo com o exposto por Luciney, o anel viário de Amambai será viabilizado com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), cuja liberação só foi possível após Lula quitar dívidas herdadas com organismos vinculados ao Mercosul. A falta de regularização impede que municípios de fronteira tenham acesso ao fundo.
Segundo Luciney, a liberação do recurso teve apoio direto da ministra Simone Tebet, integrante do atual Governo Federal, com contrapartida financeira do Governo do Estado. A obra é considerada estratégica para o desenvolvimento regional e representa um sonho antigo para a população amambaiense.