O León, time que estava no mesmo grupo que o Flamengo no Mundial de Clubes, foi excluído da competição. Segundo a Fifa, isso acontece porque a equipe pertence ao mesmo dono do Pachuca, o que vai contra o regulamento. E faltando menos de três meses para a competição, as melhores casas de apostas já estão recebendo milhares de palpites.
O recente anúncio da saída do time mexicano serviu para gerar ainda mais repercussão.
Entre os nomes mais conhecidos do León estão velhos conhecidos dos torcedores brasileiros. O principal deles é James Rodríguez, da Seleção Colombiana e ex-Real Madrid e Bayern de Munique. No Brasil, o meia defendeu as cores do São Paulo, mas a passagem ficou longe de ser bem-sucedida.
Além dele, Emiliano Rigoni, que também jogou no São Paulo, integra o elenco do León. Outro jogador conhecido é o mexicano Andrés Guardado, que durante muitos anos defendeu clubes europeus, como Valencia, La Coruña, Betis e PSV Eindhoven.
Mas a verdade é que, com a saída do León, o Flamengo é diretamente afetado. Isso porque ambos os times estavam no grupo D, ao lado de Chelsea e Espérance, da Tunísia. Agora, quem irá substituir os mexicanos?
Possível reencontro com o América do México
Um dos times que, possivelmente, podem substituir o León é o América do México. A equipe, aliás, protagonizou um dos momentos que os rubro-negros mais querem esquecer. O caso ocorreu na Libertadores de 2008.
Na ocasião, ambas as equipes se enfrentaram nas oitavas de final. A primeira partida, disputada no México, terminou 4 a 2 para o Flamengo. O segundo jogo, portanto, era quase protocolar. No entanto, os mexicanos surpreenderam e venceram por 3 a 0, no Maracanã, eliminando o Rubro-Negro.
Um eventual reencontro no Mundial de Clubes poderia ter um gostinho de vingança para o Flamengo. O América do México é um dos possíveis candidatos por ter a melhor colocação no ranking da Fifa entre as equipes da América do Norte.
Por outro lado, o México já conta com dois representantes na disputa – Pachuca e Monterrey -, o que poderia impedir a entrada do América. Ainda assim, a Fifa não deixou claro quais critérios irá utilizar para substituir o León.
Outros times que podem entrar no lugar do León
Se o América do México é um dos candidatos a entrar no Mundial de Clubes, certamente não é o único. Pelo menos outros três times sonham em poder substituir o León.
São eles: Los Angeles FC e Philadelphia Union, dos Estados Unidos, e Alajuelense, da Costa Rica.
E por quais motivos esses três times podem carimbar uma vaga ao Mundial? Para o Los Angeles FC, a esperança é o fato de a equipe ter sido justamente a vice-campeã da Concacaf Champions Cup em 2023, tendo perdido a final para o León.
Já o Philadelphia Union aposta no fato de ser, depois do América do México, a equipe do continente em melhor posição no ranking da Fifa.
E, por fim, o Alajuelense tem a seu favor o fato de ser a melhor colocada no ranking, depois dos times mexicanos e americanos. Como ambos os países já contam com dois representantes cada, os costarriquenhos acreditam que podem ficar com a vaga.
Mundial de Clubes
Com início marcado para o dia 14 de junho, o Mundial de Clubes da Fifa será disputado nos Estados Unidos. Esta edição será a primeira em novo formato, com 32 times, como acontecia na Copa do Mundo.
São, ao todo, oito grupos com times de todos os continentes. Os dois primeiros de cada um classificam-se às oitavas de final e vão competindo até a grande decisão, que será disputada no dia 13 de julho.
Fonte: Assessoria