22.4 C
Amambai
terça-feira, 1 de abril de 2025

A Doutrina da Trindade – Por Eloir Vieira

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um” (1ª Jo 5.7).  

O Criador é um só Deus que subsiste em três pessoas distintas: Deus Pai, Deus Filho, e Espírito Santo. Deus Trino é a primeira pessoa da Trindade. A segunda pessoa é o Filho, a Palavra: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30). Jesus mandou batizar os crentes em nome das três pessoas da Trindade: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas: “No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1.1,2). O Espírito é a base, o Poder, substância inseparável de Deus Pai, e de Deus Filho: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.24).

Na criação, as Três Pessoas da Trindade estavam unidas. Deus Pai falou no plural: Façamos: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (Gn 1.26).

Deus criou as coisas com a Palavra, o Verbo: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3). A Palavra é Jesus: “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus” (Mt 16.15-17). “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus” (Ap 19.13).

O Espírito Santo desceu sobre maria, e plantou no seu ventre o Filho de Deus: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lc 1.35). Seu nome, Jesus: “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus” (Lc 1.31).

O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade. Quando Jesus subiu para o Pai, enviou a virtude, o poder, o Espírito Santo aos seus discípulos: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

O primeiro filho de Maria, não foi gerado ao natural, foi milagre de Deus: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14). Deus Filho é o Salvador de todos que creem: “E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21). “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai” (Lc 1.32). Deus abençoe!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 01 de abril de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete