A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reiniciou na manhã desta segunda-feira (24), as aulas de Pilates do “Programa Academia da Saúde”. As aulas, acontecem no Centro de Convivência “Lírios do Vale”, e são ministradas pela Professora de Educação Física Carol Ananias e, tem como objetivo promover o bem-estar e a saúde da população. Para aderir ao programa, é feita uma avaliação física e, em seguida, a recomendação médica para prática de exercícios regulares.
O método Pilates, visa trabalhar a conexão entre mente e corpo como uma unidade, melhorando a consciência corporal e dessa forma promover outros benefícios, principalmente para o grupo da Terceira idade e pessoas que necessitam de fisioterapia.
De acordo com a Professora Carol, os exercícios trabalham a força muscular, flexibilidade, postura e respiração. E, com essa preocupação, as atividades propostas são de baixo impacto evitando sobrecarga, levando-se em conta os pacientes com articulações já desgastadas.
As atividades, são feitas em colchonetes e com bolas de Pilates. Alguns dos movimentos trabalham alongamento, fortalecimento muscular, conscientização corporal e mobilização articular.
Fonte: Kidão/Assessoria