A Prefeitura de Amambai aderiu a ata de R$ 7,8 milhões para contratar empresa de quarteirização Centro América Comércio, Serviço, Gestão e Tecnologia Ltda que fará a gestão de frota e maquinários do município de Amambai.
A notícia ganhou espaço na mídia estadual, depois da publicação do extrato que prorroga o contrato para gestão da frota municipal, no valor de R$ 7.839.057,83.

Segundo informações do Diário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a ata aderida é do CIMESMI (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Extremo Sul de Minas), e a empresa selecionada foi a Centro América Comércio, Serviço, Gestão e Tecnologia Ltda, com sede em Cuiabá, no Mato Grosso.
O contrato terá vigência de doze meses a partir da publicação. Neste caso, a quarteirização envolve a contratação de uma empresa externa para gerenciar de forma mais eficiente e qualificada todos os contratos com prestadores de serviços terceirizados já firmados.
A ideia, conforme demanda registrada pelo município, é melhorar a coordenação, o acompanhamento e o desempenho desses contratos, garantindo maior qualidade nos serviços prestados e maior controle sobre os processos. A empresa externa tem experiência e competência para lidar com as especificidades dessa gestão.
EXPLICAÇÃO
O secretário de Fazenda da Prefeitura de Amambai, Dorival Soares da Silva, respondendo à reportagem do Jornal A Gazeta disse que “desde 2022 os municípios vêm aderindo a esse tipo de modalidade de contratação, pois é mais célere na sua execução”.
“Em suma é uma empresa que administra e gerencia o sistema de abastecimento de todos os veículos do município. Cada veículo tem um cartão e a prefeitura realiza um crédito em valor neste cartão, consequentemente o veículo poderá abastecer em postos devidamente credenciados nesta rede de cartão”, informa.

O serviço serve para abastecimento e também para manutenção e troca de peças dos veículos da frota da prefeitura, sempre sob a supervisão do departamento responsável. É uma prática que vem sendo adotada nos governos estaduais e federal e também em diversas fundações de prestação de serviços públicos.
A lei de licitações dá a prerrogativa de realizar nossa própria licitação ou de aderir a uma licitação já pronta, desde que essa licitação atenda a nossa demanda. “Toda essa licitação é feita através de um estudo técnico e acompanhamento minucioso dos gastos. Esse ano, com essa nova contratação, a prefeitura conseguiu uma redução de 30 por cento nos custos administrativos da empresa responsável, vencedora da licitação”, informa.
A frota da Prefeitura de Amambai são 189 veículos de passeio e ambulâncias, 18 ônibus de transporte escolar, 48 maquinas (pá carregadeira, motoniveladora e trator) e 16 caminhões tipo basculante.
Por Clesio Damasceno