24.3 C
Amambai
terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Deputada Lia Nogueira comemora 10 anos da Casa da Mulher Brasileira

Deputada foi representada por assessoria em solenidade na última quinta-feira, 6/02

A Casa da Mulher Brasileira, referência no acolhimento e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, comemora 10 anos de atuação em Campo Grande. Inaugurada em 3 de fevereiro de 2015, a primeira a ser implantada no Brasil, a instituição se destaca por oferecer atendimento integral e humanizado por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que opera 24 horas por dia.

Para a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), a Casa da Mulher Brasileira representa um avanço significativo na proteção dos direitos das mulheres. Representada por sua assessoria, a deputada marcou presença na solenidade que reuniu autoridades e ativistas pela segurança da mulher, em Campo Grande, na quinta-feira (06/02).

“Precisamos expandir esse modelo para outros municípios. Em Ponta Porã já estamos com uma unidade em fase de implantação, mas precisamos também em cidades como Dourados, Amambai e Corumbá, principalmente próximo às aldeias, onde os números são ainda mais alarmantes”, destacou.

O posicionamento da parlamentar amplia a relevância do tema uma vez que, segundo dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Mato Grosso do Sul registrou mais de 2200 ocorrências de violência doméstica no último ano, 90 tentativas de feminicídio e 35 feminicídios.

“Celebrar os 10 anos dessa instituição é reconhecer não só seu pioneirismo, mas também o papel essencial que desempenha no enfrentamento à violência de gênero. A proposta de ampliação do modelo reflete a necessidade que temos de fortalecer a rede de apoio e garantir um atendimento mais abrangente e digno às mulheres em situação de risco”, completou a deputada.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está apoiando a construção de Casas da Mulher Brasileira em Dourados e Corumbá, reforçando o compromisso com a ampliação da rede de proteção e acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 11 de fevereiro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete

Fale conosco Olá! Selecione um contato.