A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deu início, nesta terça-feira (2), à 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, em uma cerimônia que reuniu lideranças estaduais, parlamentares e representantes municipais. Entre os presentes, esteve o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Thalles Tomazelli, reforçando a importância da parceria entre os prefeitos e o Legislativo estadual.
A presença de gestores municipais na abertura dos trabalhos legislativos simboliza a relevância do diálogo entre os poderes para garantir avanços na gestão pública. A Assomasul, como entidade representativa dos municípios, reforça constantemente a necessidade de articulação política para que as demandas municipais sejam atendidas e tenham prioridade nas pautas do parlamento estadual.
O presidente da Assomasul destacou a necessidade de os prefeitos acompanharem de perto as discussões e decisões legislativas, ressaltando que a ALEMS é um espaço essencial para o fortalecimento dos municípios.
“Os prefeitos precisam estar presentes, dialogando com os deputados, acompanhando a tramitação de projetos e buscando soluções conjuntas para os desafios de cada cidade. O Legislativo estadual é um parceiro fundamental no desenvolvimento municipal, e a atuação integrada fortalece ainda mais a gestão pública em Mato Grosso do Sul”, afirmou Thalles Tomazelli.
Sob a presidência do deputado Gerson Claro (PP), a solenidade foi marcada pelo balanço dos projetos desenvolvidos pelo Legislativo Estadual e Governo do Estado. A sessão solene seguiu o rito estabelecido pelo Regimento Interno da Casa de Leis. O chefe do Poder Executivo, governador Eduardo Riedel (PSDB), passou em revista a tropa formada pela Polícia Militar. Na sequência, ocorreu o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande.
No Plenário Deputado Júlio Maia, Gerson Claro fez o pronunciamento oficial, renovando o compromisso com o diálogo, a transparência e o trabalho em prol do Estado. “Esta Casa, que é a Casa do Povo, seguirá firme em sua missão de garantir que o poder emane verdadeiramente do povo, como prevê nossa Constituição. A democracia é nosso bem mais precioso. Ela não se resume apenas ao ato de votar, mas se manifesta diariamente na defesa dos direitos, na liberdade de expressão e na participação ativa da sociedade. Aqui, temos o compromisso de fortalecer esses princípios, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas”, enfatizou.
Gerson mencionou que, para 2025, as projeções indicam um crescimento de 6,86% no PIB de Mato Grosso do Sul e destacou a importância do Poder Legislativo em criar condições favoráveis para transformar esse índice em mais empregos, renda e qualidade de vida para a população. Ele ainda afirmou que “o Parlamento permanecerá um ambiente de conciliação, onde as divergências ideológicas sejam pontos de partida para o debate construtivo, sempre com diálogo, respeito e compromisso com o bem coletivo”.