20.1 C
Amambai
segunda-feira, 28 de abril de 2025

Iguatemi participa de Salão dos Territórios

2006-12-01 22:15:00

O município de Iguatemi, através dos membros que compõem a CIAT (Comissão para Instalação de Ações Territoriais) participou, em Brasília do Salão Nacional dos Territórios Rurais, o qual aconteceu entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro. O Salão apresentou as boas práticas de desenvolvimento local de 118 territórios rurais do Brasil.

O Estado de Mato Grosso do Sul participou com três territórios, o da Grande Dourados, Reforma e Conesul. O Território Conesul foi representado pelos membros da diretoria da CIAT, o vice-prefeito de Iguatemi, Milton Jorge Andrade Moreira (PT)), José Antonio Fernandes, Emerson Rodrigues da Silva e Márcia Regina Puppo, além de membros do Consad-Iguatemi.

Os integrantes do Território Conesul se dividiram nos grupos de discussão, a fim de absorver maiores experiências que foram desenvolvidas nos demais territórios e, em contrapartida, expor as experiências vividas sem eu território.

Os principais grupos nos quais os participantes do conesul se integraram discutiram temas relacionados à agricultura familiar como cooperativismo de crédito potencializando os territórios, agroecologia aplicada nos territórios, políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, educação básica no campo, modelo de ater, crédito rural, turismo rural com práticas integradas de conservação dentre outras temáticas.

O Território Conesul levou para a discussão as experiências vividas na Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ-Conesul), como sendo uma boa prática territorial, haja vista que parte os recursos do Pronaf-infraestrutura (2003-2005), Pronat e Proinfer(2005-2006) estão sendo investidos na escola.

Durante a discussão, foram elencadas as parcerias estabelecidas, os principais problemas e dificuldades enfrentadas, quais os desafios e quais resultados já estão sendo alcançados, como a primeira turma sendo formada no curso Técnico em Agropecuária no próximo dia 15.

Os participantes avaliam o evento como excelente para o embasamento sócio-econômico-político, a fim de diminuir o agravamento e as problemáticas da agricultura familiar no Território Conesul.

Ao término do evento, os participantes se comprometeram na elaboração de resumo para divulgação dos resultados obtidos e das futuras ações que serão realizadas nos municípios que compõem o Território Conesul.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de abril de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete