30 C
Amambai
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

IFMS apresenta à Prefeitura projeto do novo Campus que será construído em Amambai

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) deu mais um importante passo para a instalação de seu campus em Amambai. Em reunião com a Prefeitura Municipal, o Pró-Reitor de Administração do IFMS, Fernando Silveira Alves, apresentou o projeto detalhado de construção do futuro Campus “Povos Originários”. Durante o encontro, foram discutidas as demandas do município e as expectativas da comunidade em relação à instalação do campus.

A reunião contou com a presença do prefeito Sérgio Barbosa; do vice-prefeito Jaime Vizzotto; da vereadora Cida Farias; da secretária de Educação, Tânia Ruivo; do empresário Christiano Bortolotto; do diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro dos Santos de Lima Junior; do futuro diretor do Campus Amambai, Antônio Viegas; além de outros representantes do IFMS, como Lígia Maria Maraschi, Murilo Fernandes, João Paulo e Stela Porto.

Segundo o Pró-Reitor, o processo para a criação oficial do campus está em andamento, e, em breve, será possível dar início à licitação e às obras. A unidade oferecerá ensino médio integrado, que combina formação técnica e ensino regular, com a expectativa de ampliar a oferta de cursos em outras modalidades no futuro.

O campus foi projetado para atender até 1.400 alunos nos cinco primeiros anos de funcionamento. A seleção para ingresso no IFMS será realizada por meio de um exame seletivo. A escolha dos cursos reflete as demandas da região e o potencial de desenvolvimento econômico local, destacando áreas como agronegócio, tecnologia e gestão.

Durante a apresentação, Fernando Silveira Alves destacou a relevância do IFMS no Mato Grosso do Sul, que já possui o maior polo de Educação a Distância (EaD) do estado, com grande adesão em Amambai, mesmo antes da criação do campus físico.

O novo campus, batizado de “Povos Originários” em homenagem à expressiva comunidade indígena local, terá foco em cursos ligados ao agronegócio e outras áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região.

Investimento e participação da comunidade

Com um investimento inicial de R$ 35 milhões, o campus será construído em uma área de seis hectares, cedida pela Prefeitura de Amambai. O projeto faz parte do plano nacional de expansão dos Institutos Federais, com o objetivo de democratizar o acesso à educação técnica e profissional no Brasil.

A escolha dos cursos a serem ofertados no Campus Amambai foi definida em audiência pública realizada em 25 de julho de 2024. Entre as opções mais votadas estão cursos técnicos em Agroecologia, Agropecuária, Agronegócios, Informática, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Serviços Públicos e Contabilidade.

A instalação do Campus “Povos Originários” marca um avanço significativo para a educação em Amambai, oferecendo oportunidades inéditas de formação e desenvolvimento para a população.

Fonte e Fotos: Secom/Prefeitura De Amambai

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de janeiro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete