20.1 C
Amambai
segunda-feira, 28 de abril de 2025

1ª Olimpíada Cultural Afro-Brasileira da Escola Municipal Mauricio Rodrigues de Paula

2006-12-01 16:33:00

A Escola Mauricio Rodrigues de Paula realizou a I Olimpíada Cultural Afro-brasileira em suas dependências nos 20 a 24 de Novembro, contribuindo para que fosse valorizada a Consciência afro-brasileira. O Trabalho foi realizado em parceria com a prefeitura municipal de Coronel Sapucaia, Professores, Alunos e funcionários. Em mais esse projeto educacional a escola demonstra a preocupação e o respeito pelas diversidades sociais. E procuram levar também a comunidade escolar informações culturais e respeito pelas diferenças culturais locais.

No dia 20 os alunos representaram um pouco do que tinham aprendido nas Palestras ministradas pela Professora Gecira Libero da Silva Lenz e o Professor Antonio Carlos Branco, com a releitura de Debret, e simultaneamente, realizou-se um campeonato de poesia e redação, todos com o tema direcionado a cultura afro brasileira.

No dia 21 aconteceu um festival de musicas, entre os alunos da escola, competindo sala por sala, onde mais uma vez se fez presente às musicas que falavam do negro e sua caminhada histórica no Brasil.

No dia 22, foi a vez de danças, relembrando toda a cultura negra e suas contribuições para a musica e a dança no Brasil.

No dia 23, aconteceu o Teatro que apresentou um pouco da vida dos escravos no Brasil, seus feitos e como viviam.

No dia 24 – a escola ficou aberta à comunidade e foram expostos todos os trabalhos realizados e os ganhadores em cada uma das categorias. Sendo a vencedora dessa Olimpíada os alunos da 8ª serie A, período matutino.

Ao mesmo tempo em que desenvolviam as atividades culturais, paralelas acontecia às olimpíadas esportivas, onde a professora Gislaine Godoy, realizava brilhantemente competições esportivas, como futsal, capoeira, provas de atletismo.

Como a escola englobou nesse projeto os três períodos, no dia 24 os alunos do período vespertino, apresentaram, maquetes, danças, teatros, livros confeccionados pelos próprios alunos.

E o período noturno, apresentou expecionalmente a culinária africana, tendo sido um sucesso, e visitada por muitas pessoas.

Todo esse trabalho aconteceu devido ao apoio e o incentivo que foi dado a todos aqueles que acreditam num mundo multicultural, que respeitam as diversidades e que apóiam incondicionalmente o direito de todos, o direito de uma sociedade justa e igualitária.

Muito gratificante saber que a Educação pode fazer a diferença. Parabéns a Alunos, a Diretora, os Coordenadores, Professores e Funcionários.

Que outros projetos aconteçam para valorizar e criar uma Escola Viva. Foram eleitos também, para encerrar com muito brilho e respeito a cultura afro o: Garoto e Garota Afro 2006  da Escola Mun. Mauricio Rodrigues de Paula que foram os alunos, Ataize do Nascimento Lima e Wagner Walison Pereira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de abril de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete