28.3 C
Amambai
terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Bolha de calor: MS deve enfrentar semana de calor extremo

O forte calor que tem afetado Mato Grosso do Sul deve continuar ao longo desta semana, com temperaturas ultrapassando os 40°C em várias regiões devido a uma bolha de calor concentrada no Estado.

Segundo informações da Metsul Meteorologia, essa massa de ar quente se intensificará, levando as temperaturas a níveis extremos, especialmente em municípios das regiões oeste e centro-sul.

Na última semana, o Estado registrou as maiores temperaturas do País, com Porto Murtinho alcançando 41,8°C na sexta-feira (10), a maior temperatura do Brasil em 2024, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Amambai também se destacou com 40,3°C, enquanto Campo Grande registrou 36,2°C, a maior máxima entre as capitais.

Previsão para a semana

Em Porto Murtinho, a máxima prevista para a segunda-feira (13) é de 41°C, com sensação acima do registrado nos termômetros. Pancadas de chuva e trovoadas isoladas podem ocorrer a partir de terça-feira (14).

Em Dourados a máxima deve ser de 35ºC e a boa notícia é que a partir de terça o céu começa a ficar fechado, com nuvens, com possibilidade de pancada de chuva isolada. A previsão aponta que somente na sexta há previsão de chuva. 

Seca e alertas meteorológicos

A maior parte do Estado continuará com tempo seco, com índices de umidade abaixo de 30%, considerado prejudicial à saúde. No norte do Estado, áreas próximas às divisas com Mato Grosso e Goiás estão sob alerta de perigo para temporais, com previsão de chuvas intensas e localizadas.

As condições reforçam a necessidade de cuidados com a saúde, incluindo hidratação, proteção solar e atenção aos efeitos do calor e da baixa umidade.

Fonte: Dourados Agora

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de janeiro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete