23 C
Amambai
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Projeto educacional em Paranhos prepara jovens para o exercício político consciente

Iniciativa da professora Adriana Bronzim promoveu debates e reflexões sobre o sistema político brasileiro entre alunos do Ensino Médio.

Redação

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santiago Benites, em Paranhos, viajaram a Campo Grande na terça-feira, dia 19, como parte das atividades do projeto pedagógico “Educação Política: O Preparo do Cidadão para o Pleno Exercício da Cidadania”, desenvolvido pela professora de Sociologia Adriana Bronzim.

O projeto, realizado no decorrer do 3º bimestre, teve como objetivo expandir o conhecimento dos alunos sobre a organização política do Brasil, as formas de governo e as funções dos três poderes. Além de oferecer base teórica, buscou desconstruir a visão de que política se resume a disputas partidárias, reforçando sua importância na sociedade.

Projeto educacional em Paranhos prepara jovens para o exercício político consciente
Coordenadora do período noturno, Fátima P. Dantas Martins; professora Edna Guimarães, colaboradora do projeto; diretor Elio José dos Santos; professora autora do projeto, Adriana Bronzim; e coordenadora do período matutino, Ana Lúcia Oliveira.

Os objetivos específicos do projeto foram ensinar sobre as funções dos agentes públicos, conscientizar os estudantes sobre a importância do controle social e incentivá-los a cobrar ações de seus representantes. Com a realização de apresentações que ajudaram a consolidar os conhecimentos adquiridos, as atividades dinâmicas e participativas também permitiram promover o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes.

Na capital sul-mato-grossense, os alunos foram recepcionados no Parque Estadual do Prosa pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), que, na ocasião, sublinhou a importância da política no cotidiano, ressaltando seu papel como instrumento de progresso e de construção de uma sociedade mais justa e próspera para todos.

Além disso, os alunos visitaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), onde tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do parlamento estadual, assistir à sessão plenária e aprender sobre o papel dos deputados na criação de leis e na representação dos interesses da população.

Em entrevista ao Jornal A Gazeta, a professora Adriana Bronzim explicou: “O que mais me motivou a criar esse projeto foi quando me deparei com o organizador curricular e percebi que trazia muitos desses conteúdos relacionados à política, cidadania, os três poderes. Foi aí que me interessei em aprofundar esse conteúdo com os estudantes, para que eles tivessem uma visão mais diversificada e diferenciada sobre o que é política”.

“A reação dos estudantes, quando eu disse que iríamos estudar política, não foi boa”, afirmou a professora. “Percebi no semblante deles que não receberam isso de forma positiva, pois associam a política ao que veem no dia a dia, mas, à medida que comecei a explicar o que é a verdadeira política, o que é a política como exercício de cidadania, o interesse deles foi crescendo. Começaram a querer saber mais sobre seus direitos, deveres e a responsabilidade que têm como cidadãos”.

Bronzim também ressaltou que “o projeto contribuiu muito para a formação cidadã dos estudantes, pois eles puderam compreender de maneira mais clara a responsabilidade que nós, cidadãos, temos diante das nossas escolhas ao depositarmos nosso voto em uma urna. Eles perceberam a responsabilidade e o peso que isso carrega, indo além de simplesmente votar em um partido, um número, uma sigla ou em um conhecido.”

De acordo com Bronzim, o projeto superou as expectativas, alcançando resultados positivos, com os alunos compreendendo a responsabilidade de escolher seus representantes e reconhecendo os aspectos positivos da política, ampliando suas visões e incentivando uma postura mais consciente em relação ao processo político.

A viagem dos alunos à capital contou também com a presença das professoras Edna Guimarães e Fátima P. Dantas Martins, das coordenadoras Ana Lúcia Oliveira e Fátima P. Martins, e do diretor Elio José dos Santos, que apoiaram a realização do projeto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete