O Cone Sul de Mato Grosso do Sul encerrou o mês de setembro com um saldo positivo de empregos formais, conforme dados divulgados no último dia 30 de outubro pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, indicando uma tendência de crescimento na geração de empregos em diversos municípios da região.
Entre os municípios com saldo positivo, Eldorado apresentou o melhor desempenho, com um saldo de 56 empregos gerados, resultado de 171 admissões e 115 desligamentos. Itaquiraí registrou um saldo de 45 postos de trabalho, com 235 admissões e 190 desligamentos, seguido por Aral Moreira, que contabilizou um saldo de 43 novos empregos, somando 117 admissões e 74 desligamentos.
Outros municípios que também fecharam o mês com saldo positivo foram Mundo Novo, com 21 novos empregos; Naviraí, com saldo de 37; e Laguna Carapã, que encerrou o mês com um saldo positivo de 15 postos. (Veja na tabela abaixo a lista completa de municípios)
Em contrapartida, alguns municípios da região apresentaram saldo negativo, sendo eles: Amambai, que fechou com -10 empregos, Tacuru (-8), Japorã (-3), Caarapó (-3) e Paranhos (-1).
Durante a inauguração de uma nova loja em Amambai, realizada na última sexta-feira (1º), o secretário Roberto Racchtiune, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), ressaltou a importância da abertura de novas empresas para o fortalecimento do comércio e a geração de empregos no município e região. Ele também destacou as parcerias entre o Governo do Estado e o poder público municipal, que têm sido essenciais para impulsionar o desenvolvimento local e fomentar a economia.
“A expansão do comércio que vemos hoje é fruto de um trabalho firme e colaborativo entre o setor público e o privado. Na secretaria, contamos com diversos projetos, cursos e capacitações ao longo do ano que ajudam a preparar nossa mão de obra e ampliam as oportunidades para nossa população”, afirmou o secretário, acrescentando que “o saldo anterior, relativo ao mês de agosto, é positivo em Amambai.”
Confira as admissões, os desligamentos e o saldo por município do Cone Sul em setembro:
Estado
Mato Grosso do Sul registrou aumento no número de empregos formais em setembro, com a criação de 1.912 novos postos de trabalho. No acumulado do ano, o saldo de empregos formais chegou a 26.079, representando um aumento de quase 4% no estoque de trabalhadores com carteira assinada, totalizando 684.044 trabalhadores no estado.
Entre os setores que mais contribuíram para o saldo positivo de setembro estão serviços, com 1.094 novos postos de trabalho; comércio, que gerou 653 novos empregos; indústria, com saldo de 647 postos; e agropecuária, que somou 223 novos empregos. A construção foi a única área a registrar uma retração, com o fechamento de 705 vagas.
Fonte: A.N./Grupo A Gazeta