Redação
O Polo Amambai do Distrito Sanitário Especial Indígena do Mato Grosso do Sul (DSEI-MS) promoveu, ontem (30), um curso de atualização focado em protocolos de atendimento em saúde nos territórios indígenas da região. O curso abrangeu temas prioritários como os protocolos de diagnóstico e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com destaque para sífilis em gestantes e sífilis congênita, além do manejo de doenças crônicas não transmissíveis e prevenção de violência nas comunidades.
Coordenado pela coordenadora técnica enfermeira Arlete Cardozo e pela coordenadora adjunta Karina Delgado, o curso reuniu profissionais do Polo Amambai que já haviam participado de capacitações anteriores oferecidas pelo DSEI-MS em Campo Grande. A capacitação visa preparar esses profissionais para replicarem o conhecimento adquirido e, assim, fortalecer o trabalho das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSIs) nos territórios.
A área de atendimento do Polo Amambai abrange os municípios de Amambai, Coronel Sapucaia e Aral Moreira, incluindo cinco aldeias — Amambai, Taquaperi, Limão Verde, Jaguari e Guassuti — e quatro acampamentos — Kurussu Ambá, Guaiviry, Jopara e Guapoy Mirim. Com as capacitações, o DSEI-MS pretende aprimorar o atendimento e reduzir agravos à saúde nessas localidades.
Durante a cerimônia de entrega de certificados, estiveram presentes lideranças indígenas das aldeias participantes, incluindo o Sr. Samuel e Osmar, da Aldeia Taquaperi, Lurdelisse, da Aldeia Amambai, e José Martins, da Aldeia Limão Verde. Também participou da cerimônia a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Amambai, Luciana Alcântara. O responsável administrativo, Sr. Rubens Aquino, reforçou a importância desses cursos para a melhoria contínua do atendimento nas comunidades indígenas.