O Consórcio Conisul, com recursos da Itaipu Binacional em parceria com a Prefeitura de Iguatemi, está desenvolvendo um importante programa de gestão de resíduos sólidos. Para isso, está sendo construído um barracão nas proximidades da Usina de Reciclagem de Lixo de Iguatemi para a instalação da “Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos”. A administração tem dado atenção especial à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Iguatemi – COOPERCI. A construção dessa estação possibilitará um local adequado para o acondicionamento dos resíduos recicláveis e não recicláveis.
De acordo com os diretores que coordenarão os trabalhos, o projeto tem a intenção de valorizar não apenas os materiais recicláveis, mas, principalmente, os catadores. O município de Iguatemi participa do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos juntamente com outros municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. A Itaipu tem promovido ações há muitos anos para melhorar os trabalhos de reciclagem de lixo e, com isso, aumentar a geração de renda para os trabalhadores dessa área.
O valor do investimento para a construção do barracão será de R$ 479.000,00. Essas estações têm como principal objetivo aumentar a massa específica dos resíduos, visando a redução das despesas com transporte.
Fonte: Kidão – Ascom Igt