28.5 C
Amambai
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O pecado da rejeição ao Senhor – Por Eloir Vieira

“E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele” (1ºSm 8.7).

Os israelitas rejeitaram a Deus como seu Rei. Samuel ocupava as funções de sacerdote, profeta e juiz de Israel. Ele anunciava ao povo, os mandamentos e as ordens de Deus. Porém, os israelitas preferiram ter um rei humano para governa-los, assim como era nas outras nações do mundo. Por essa atitude insensata, ficou revelada a rejeição a Deus.

Por essa razão, o Senhor Deus, atendeu ao pedido deles, mandando Samuel ungir um rei à Israel: “E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele” (1ºSm 8.7). Deus mandou Samuel declarar a Israel, os costumes de um rei humano: “Agora, pois, ouve a sua voz, porém protesta-lhe solenemente e declara-lhe qual será o costume do rei que houver de reinar sobre ele. E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei, e disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós: ele tomará os vossos filhos e os empregará para os seus carros e para seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros; e os porá por príncipes de milhares e por cinquentenários; e para que lavrem a sua lavoura, e seguem a sua sega, e façam as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros” (1ºSm 8.9-12). 

“E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e os dará aos seus criados. E as vossas sementes e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus eunucos e aos seus criados. Também os vossos criados, e as vossas criadas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos tomará e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de criados. Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia” (1ºSm 8.13-18).

Mesmo assim Israel rejeitou a Deus: “Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei. E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras. Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as falou perante os ouvidos do Senhor. Então, o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, constitui-lhes rei. Então, Samuel disse aos filhos de Israel: Vá-se cada qual à sua cidade” (1ºSm 8.19-22).

Quem crê e aceita Jesus é salvo! Quem O rejeita, já está condenado! Os discípulos de Cristo, pregadores do evangelho do Senhor, representam Samuel, instituídos para avisar o povo. Disse Jesus: “Quem vos ouve a vós a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita rejeita aquele que me enviou” (Lc 10.16).

O filho pródigo rejeitou Deus, mas, caiu em si, se arrependeu e foi perdoado: “E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se” (Lc 15.21-24). Arrependa-se também!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete