31.2 C
Amambai
domingo, 24 de novembro de 2024

IFMS ganha terreno para construção da sede em Amambai

Na última sexta-feira,06, Amambai e a região do Cone Sul deram mais um passo significativo rumo ao fortalecimento da educação. Em uma cerimônia histórica, a Prefeitura de Amambai oficializou a transferência da Chácara nº 5 para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), onde será construída a futura sede do campus de Amambai. O evento contou com a presença de importantes autoridades locais e do IFMS, marcando um momento de grande importância para a educação regional.

A reitora do IFMS, Dra. Elaine Borges Monteiro Cassiano, destacou o impacto que a instituição terá no município e na região. “Tenho absoluta certeza que vai existir um ‘Amambai antes do IFMS’ e um ‘Amambai depois do IFMS’. Nós temos 14 mil estudantes presenciais e 38 mil matrículas a distância no MS”, comentou. Ela também enfatizou o esforço coletivo que permitiu a realização desse projeto. “Esse é um momento muito importante porque muita gente trabalhou para que isso acontecesse. Aqui tivemos toda a ajuda possível e impossível.”

A obra da sede está prevista para iniciar no início de 2025. “Acredito que em fevereiro, ou até antes”, anunciou a reitora, revelando que o governo federal já destinou um orçamento de R$ 15 milhões para o projeto. “Já temos o recurso, e o projeto está definido, seguindo o modelo padrão do campus de Ponta Porã.”

A solenidade de assinatura contou com a presença do prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, do diretor do IFMS Ponta Porã, Izidro Lima Júnior, do futuro diretor do IFMS Amambai, Antônio Viegas, e de outras autoridades locais, como a secretária de Educação de Amambai, Zita Centenaro, e o diretor de Patrimônio da Prefeitura, Gean Kolle.

IFMS ganha terreno para construção da sede em Amambai

Impacto regional

A chegada do IFMS a Amambai também trouxe entusiasmo para as cidades vizinhas. Fábia Renata da Silva Adures, profissional de educação e servidora da Secretaria de Educação de Coronel Sapucaia, ressaltou a importância da instalação. “Com certeza será uma vitória para todas as cidades que circundam Amambai, pois atenderá nossos alunos. Muitos jovens da nossa cidade terão a oportunidade de concluir o ensino médio ou superior através do IFMS.”

Vanir Linhares, secretária de Educação de Aral Moreira, também celebrou o feito. “É gratificante saber que os jovens da nossa região terão acesso a cursos técnicos de nível médio sem precisar sair de casa. O IFMS dá a esses jovens a chance de iniciar uma vida profissional e alcançar o ensino superior já como técnicos. Isso ajuda no crescimento da equidade e oferece oportunidades que antes não existiam.”

Um futuro promissor

O IFMS já realizou uma audiência pública em 25 de julho em Amambai, onde a comunidade participou ativamente da escolha dos cursos que serão ofertados pelo novo campus. Entre os cursos mais votados estão: Agroecologia, Agropecuária e Agronegócios no eixo de Recursos Naturais; Técnico em Informática, Redes de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas no eixo de Informação e Comunicação; e Técnico em Administração, Serviços Públicos e Contabilidade no eixo de Gestão e Negócios. Esses cursos refletem as necessidades regionais e irão preparar os estudantes tanto para o mercado de trabalho quanto para o desenvolvimento sustentável da região, fortalecendo ainda mais a economia local.

Com um investimento de R$ 35 milhões e o apoio da Prefeitura de Amambai, o campus será construído em uma área de seis hectares, reforçando o compromisso com a educação e o desenvolvimento local. O novo campus integra um plano nacional de expansão dos Institutos Federais, buscando ampliar o acesso à educação técnica e profissional em diversas regiões do país.

Fonte: A.N./Grupo A Gazeta

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete