30 C
Amambai
domingo, 24 de novembro de 2024

Casos de maus-tratos a animais em Amambai alertam sobre conscientização e punição

Na última semana, Amambai registrou dois graves casos de violência contra animais, ambos ocorrendo em um curto intervalo de tempo. A situação, que já é alarmante por si só, ressalta a importância de se reforçar a conscientização sobre a crueldade que esses atos representam e as consequências legais que eles acarretam.

O primeiro caso ocorreu na segunda-feira, 19 de agosto, quando a Polícia Militar Ambiental prendeu L.H.P.S., de 30 anos, após denúncia de que ele mantinha dois cachorros em condições insalubres e abandonados. O homem, que foi detido em flagrante por maus-tratos e encaminhado para a delegacia, afirmou que cuidava dos animais a cada dois dias

Apenas três dias depois, na quinta-feira, 22 de agosto, a Polícia Militar Ambiental foi acionada novamente para investigar a morte de um cachorro por enforcamento. O tutor, N.D.L., de 20 anos, foi identificado e preso em flagrante. Em sua residência, foram encontrados mais dois cachorros em condições deploráveis. N.D.L também foi preso em flagrante e conduzido a delegacia.

Os animais resgatados nos dois casos estão sob os cuidados da ONG e posteriormente serão colocados para adoção.

Maus-tratos a animais é crime, com pena de reclusão que pode variar de dois a cinco anos, além de multa e perda da guarda do animal, conforme estabelecido pela Lei 14.064/2020. Em casos onde o ato resulta na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Esses dois casos servem como um sinal de alerta para a sociedade. A crueldade contra animais não pode ser tolerada, e é fundamental que denúncias sejam feitas para que os responsáveis sejam punidos e para que possamos proteger aqueles que não têm voz.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete