O atual vice-prefeito de Caarapó, Leônidas Ignácio Moreno – o Gordo da Tigre, confirmou na última sexta-feira (2), a sua candidatura à prefeitura de Caarapó na corrida sucessória deste ano. A oficialização se deu por convenção do seu partido, o Progressistas (PP), realizada em um salão de eventos do bairro Capitão Vigário.
No mesmo ato, o PP também sacramentou o lançamento de 12 postulantes à Câmara de Vereadores para as eleições deste ano. Paralelamente, também em convenção, o Partido Democrático Social (PSD) tornou oficial o apoio ao candidato do PP e lançou a sua chapa completa que disputará o pleito eleitoral para a Câmara de Vereadores.
Paralelamente, o Partido União Brasil oficializou o seu apoio à chapa majoritária encabeçada pelo progressista Gordo da Tigre, mas não terá candidatos à Câmara de Vereadores.
Até sexta-feira, Gordo da Tigre já havia recebido o apoio oficial dos seguintes partidos: Podemos e Federação Brasil da Esperança (PT/PV), que se somam ao PSD e União Brasil, que realizaram convenções também na última sexta-feira.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tem convenção marcada para esta segunda-feira (5) e deverá lançar o atual vereador Odirlei Luiz Longo, o Pipoca, como candidato a vice-prefeito na chapa de Gordo da Tigre.
A convenção do PP teve a participação presencial de importantes lideranças políticas de Mato Grosso do Sul, como o deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP) e do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), além do prefeito de Caarapó, André Nezzi (PSDB), apoiadores de Gordo da Tigre e Pipoca. Também manifestaram apoio, através do encaminhamento de vídeos, a senadora Tereza Cristina (PP), o senador Nelsinho Trad (PSD), os deputados estaduais Pedro Caravina (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Professor Rinaldo (PSDB), Pedro Kemp (PT), Renato Câmara (MDB), Gerson Claro (PP) – presidente da Assembleia Legislativa de MS – e Lucas de Lima (PDT). Nos próximos dias, outras lideranças políticas de Mato Grosso do Sul deverão se manifestar oficialmente como apoiadores das candidaturas de Gordo da Tigre e Pipoca, como o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, além de outros parlamentares.
MDB, o fato novo da semana
O grande fato novo ocorrido na última semana em Caarapó e que mexeu com o cenário político local diz respeito ao Movimento Democrático Brasileiro, o MDB. Até a última sexta-feira, um filiado à agremiação era tido como figura certa para integrar a chapa do PL – adversária de Gordo da Tigre e Pipoca – como candidato a vice-prefeito. Ocorre que, como noticiado pela imprensa estadual, a direção nacional do Partido Liberal teria vetado a indicação do então pré-candidato a vice-prefeito na chapa do PL.
Diante dos fatos, o MDB optou por formalizar apoio a Gordo da Tigre, tendo inclusive realizado convenção e oficializado a sua adesão às candidaturas de Gordo da Tigre e Pipoca neste domingo (4). O partido aprovou coligação na chapa majoritária, mas não terá candidatos à Câmara de Vereadores.