34.6 C
Amambai
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Quase 90% dos atletas da delegação brasileira nas Olimpíadas de 2024 fazem parte do programa Bolsa Atleta

Está chegando mais uma edição dos Jogos Olímpicos, e desta vez, a bela Paris será o palco em que os 277 atletas brasileiros vão competir em 39 modalidades diferentes. Com a expectativa lá no alto, milhares de pessoas estão aproveitando o código promocional Betclic para fazer as suas apostas.

Do total de atletas, 247 fazem parte do programa Bolsa Atleta, ou seja, 89,17% dos convocados são beneficiários desta iniciativa do Ministério do Esporte. O programa Bolsa Atleta oferece um papel importante tanto para o atleta quanto para a história do esporte nacional, com suporte financeiro e estrutural para que os candidatos possam se concentrar exclusivamente em seus treinamentos e competições, ao mesmo tempo em que proporciona segurança e estabilidade financeira durante os períodos de preparação e competição.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Esporte, o Bolsa Atleta é um dos maiores programas de incentivo direto ao atleta do mundo. Desde 2005, atletas de alto desempenho que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais podem receber o benefício.

São nove categorias dentro do programa, com um valor básico diferente destinado a cada uma delas. Conforme a progressão do atleta na carreira, maior também é o benefício, que recebe reajuste de acordo com o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

O programa garante condições mínimas para que os atletas possam se dedicar, com exclusividade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas. E, melhor ainda, ele não é restrito. Desde 2012, com a Lei 12.395/11, também é permitido que o candidato tenha outros patrocínios. Isso permite que os candidatos que já chegaram mais longe tenham uma bolsa, ou seja, mais uma fonte de recurso para suas atividades. 

Para muitos atletas, as Olimpíadas não são apenas uma oportunidade de competir pelo ouro, mas também uma chance de representar seu País e inspirar uma nação. Durante o evento, os olhos de todo o mundo estarão vidrados neles, como se estivessem em uma vitrine. E a ideia, então, é representar seu País da melhor forma possível.

A diversidade de modalidades em que os atletas brasileiros vão competir também mostra o talento natural explorado no Brasil. Desde esportes tradicionais, como futebol e vôlei até modalidades mais recentes, como skate e surf, os atletas brasileiros têm se destacado e conquistado medalhas, mostrando que ter um programa por trás, que garante a estabilidade de cada um, vale muito a pena.

Além dos nomes consagrados como Marta, no futebol feminino, e Ana Marcela Cunha, na natação em águas abertas, há ainda uma lista de atletas que estão prontos para deixar sua marca nas Olimpíadas.

Esta edição também será um marco na pauta esportiva do Brasil: pela primeira vez na história, as mulheres serão maioria na delegação brasileira, totalizando 153 atletas, o que representa 55% do total. A presença feminina em massa é resultado do aumento das vagas em esportes coletivos para mulheres, como futebol, vôlei, handebol e rugby, demonstrando o crescimento e a valorização nacional das mulheres no esporte.

Com a data de estreia das Olimpíadas cada dia mais próxima, a expectativa e o apoio da torcida brasileira só crescem. A cobertura completa dos eventos pela TV acontece a partir da abertura oficial do evento, em 26 de julho.

Aos fãs brasileiros, fica a tarefa de torcer, celebrar o talento e a dedicação dos atletas nacionais, uma vez que o evento sempre exige o máximo de todos os participantes. Mas, independentemente de eventuais medalhas, o mais importante é o poder de superação e a garra demonstrada diante das dificuldades. E vencer os obstáculos da vida é algo a que os brasileiros estão acostumados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete