35.4 C
Amambai
terça-feira, 26 de novembro de 2024

Lei Orgânica da Polícia Civil no MS: Peritos papiloscopistas aplaudem iniciativa de deputados

A Assembléia Legislativa de MS aprovou indicação ao governo estadual em que encaminha, na prática, a implantação da Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (LONPC), que corrige algumas situações e valoriza a carreira dos servidores. Uma das categorias que pode ser beneficiada com a iniciativa é a dos peritos papiloscopistas, que comemoram a indicação assinada pelos deputados estaduais Delegado Caravina, e Mara Caseiro (foto em destaque), tendo ainda como signatário do documento a participação do deputado Paulo Corrêa.

A presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas (Sinpap/MS), Danielle Bueno, esclarece que a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis recentemente sancionada pela Presidência da República, parametrizou as carreiras de Perito Papiloscopista, Médico-Legista e Perito Criminal com a nomenclatura única de Perito Oficial Criminal. Sendo cada Perito Oficial Criminal responsável por sua atribuição estatutária dentro de sua Unidade Técnico Científica (UTC).

Lei Orgânica da Polícia Civil no MS: Peritos papiloscopistas aplaudem iniciativa de deputados
Presidente Danielle Bueno destaca iniciativa de parlamentares que reconhece o trabalho de perícia oficial de natureza criminal do perito papiloscopista

 “A indicação parlamentar dos deputados estaduais Pedro Caravina, Mara Caseiro e Paulo Corrêa, apenas requer ao governador que aplique a legislação federal em vigor no território de Mato Grosso do Sul, como já esta acontecendo em outros estados, como Pernambuco e o Paraná”, pondera a presidente. “Qualquer afirmação em contrário não passa de fake news, tentativa de plantar desinformação, ilações falsas de alguns que não atuam com a finalidade republicana que deve nortear todo servidor público”, completa.

Repercussão – O vídeo com o deputado Pedro Arlei Caravina lendo a indicação já ultrapassa a marca de seis mil visualizações e tem sido elogiado por diferentes carreiras da Polícia Civil. “O pedido, além de jurídico e constitucional, vai promover uma reparação histórica em relação a carreira”, assinala Danielle.

A expectativa é de que o Governador retorne para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei com a referida alteração para votação.

Nas redes sociais, alguns servidores de outra carreira tentaram,  isoladamente, fazer uma movimentação contrária nos canais virtuais dos parlamentares. Mas sem sucesso. O  suposto argumento apontado de  “inconstitucionalidade” tem sido banalizado e utilizado repetidamente por esses servidores para impedirem conquistas de outras carreiras da Polícia Civil.

Nos corredores da Instituição o que predomina é o sentimento de Justiça em relação ao pleito dos peritos papiloscopistas e de gratidão em relação aos deputados que fizeram a indicação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete