Os verdadeiros talentos do mundo dos esportes se formam já na fase de participação em equipes locais. Na história do futebol há muitos exemplos de como os amadores se tornam mestres insuperáveis, tendo ultrapassado a fase de treino em academias especiais. Histórias de sucesso de jogadores que chegaram ao Olimpo do futebol, saindo de baixo, sempre impressionam e inspiram a geração mais jovem e, no Brasil, que está cheio de talentos do futebol, existem muitas histórias desse tipo.
Exemplos Icônicos De Jogadores Que Começaram No Futebol Amador
Falando sobre os atletas brasileiros de maior destaque que começaram em times de quintal, vale destacar:
- Damiana;
- Lidson;
- Elias;
- Bruno Henrique.
Leandro Damian jogou por vários anos em um campo de saibro no subúrbio de São Paulo, disputando partidas contra os mesmos times de quintal. Ele sempre fala positivamente sobre essas experiências em suas entrevistas. Segundo Damian, o saibro ajuda a fortalecer o espírito do jogador, além de ensiná-lo a nunca desistir de caminhar em direção ao gol. Somente aos 20 anos foi-lhe oferecido um lugar no clube local, Internacional. No início da carreira, Damian, que hoje joga em um dos gigantes japoneses (Kawasaki Frontale), recebia apenas 30 reais por cada aparição em campo mas, isso não o impediu de manter seu amor pelos esportes e de melhorar incansavelmente suas habilidades em todas as oportunidades.
Em 2009, Damian jogava pelo Atlético Ibirama quando foi avistado por um olheiro em busca de talentos para o Inter, porém, naquela época Damian não tinha uma base adequada e permaneceu em seu clube para aprimorar suas habilidades. Somente aos 20 anos foi para o Inter, onde foi obrigado a jogar com atletas jovens e ambiciosos que conseguiram se formar na academia, ao mesmo tempo, isso não o impediu de encontrar seu próprio estilo e deixar sua marca não só no Campeonato Brasileiro, mas também na Copa Libertadores. Será mais fácil acompanhar o desempenho de seus clubes e jogadores favoritos se você Brabet download apk para o seu smartphone. A casa de apostas oferece uma vasta gama de eventos desportivos todos os dias, com as melhores odds e margens mínimas.
A história de Lidson é um verdadeiro exemplo de como um atleta determinado pode criar uma carreira marcante. Aos 21 anos, continuou jogando em um clube amador do estado de Bailly, enquanto trabalhava como empacotador em um supermercado local. Ele assinou seu primeiro contrato com o Posoins aos 22 anos, idade considerada avançada para os estreantes na liga semiprofissional.
Apesar disso, Lidson teve um bom desempenho na primeira divisão, o que lhe permitiu assinar contrato com o Coritiba. Depois disso, começa uma rápida ascensão na carreira do jogador, que passa do Flamengo para o Corinthians, e depois vai parar no Sporting português, isso foi conseguido através do caráter campeão que formou nos campos de saibro de Bailly.
A Influência Do Futebol Amador Na Carreira Dos Profissionais
O futebol profissional se tornou possível, em grande parte, ao segmento amador. Todos os jogadores começam com ele, independentemente da sua posição social ou local de nascimento. O futebol amador permite desenvolver uma determinada técnica, bem como aprender fintas que distinguem jogadores lendários de outros atletas. É claro que o desenvolvimento subsequente de talentos, que muitas vezes ocorre sob a supervisão de um personal trainer, também desempenha um papel importante, ao mesmo tempo, sem a escola de vida que os jogadores passam nas equipes nacionais e amadoras, é difícil fazer face ao elevado nível de stress, cujo impacto todos os profissionais sentem ao longo da sua carreira.
O Processo De Formação E Suas Características Para Jovens Talentos
Um processo de treinamento bem estruturado permite alcançar excelentes resultados em campo. O mentor deve estudar o estilo de jogo de um determinado intérprete, bem como seus dados iniciais, só neste caso ele conseguirá perceber em que posição o potencial do jogador será totalmente revelado. Os jovens talentos hoje passam por um processo de treinamento complexo projetado para melhorar a resistência e a precisão. Jogar em clubes amadores lhes confere a resistência e a intransigência necessárias que a maioria dos campeões possui.
O Papel Dos Agentes E Olheiros Na Busca De Novas Estrelas
Uma contribuição significativa para o sucesso do jogador é feita pelo seu agente, bem como pelos olheiros, cuja tarefa é encontrar atletas de destaque mesmo nos cantos mais remotos do país. Foram os olheiros que revelaram talentos como Bruno Enrique ou Damiana ao futebol mundial. Ter um agente experiente permite encontrar a oferta mais vantajosa do mercado, bem como defender os interesses do atleta enquanto este está totalmente absorvido no desenvolvimento do seu próprio talento.