29 C
Amambai
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Quais são os tipos de energia limpa existentes?

Nos últimos anos, a discussão sobre sustentabilidade e mudanças climáticas tem se intensificado, impulsionando a busca por fontes de energia limpa. Nesse sentido, as indústrias e empresas vêm adotando diferentes formas de energia sustentável, que vêm substituindo as formas tradicionais cada vez mais.

Segundo relatório da Agência Internacional de Energia, a capacidade de energia renovável utilizada em sistemas energéticos ganhou um aumento de quase 50% em 2023. Esse dado revela a tendência de crescimento da utilização dessas fontes sustentáveis de energia e, consequentemente, um impacto ambiental positivo em longo prazo.

O que são energias limpas?

As energias limpas, também conhecidas como energias renováveis, são fontes de energia que produzem eletricidade ou calor sem emitir poluentes, ou gases de efeito estufa. Essas energias são essenciais para combater as mudanças climáticas e reduzir a poluição do ar, sendo alternativas ao uso de combustíveis fósseis tradicionais, como carvão, petróleo e gás natural.

Quais são os tipos de energia limpa?

Atualmente, contamos com seis tipos principais de energias limpas no mundo. São elas:

  • Energia hidráulica
  • Energia eólica
  • Energia solar
  • Energia maremotriz
  • Energia geotérmica
  • Energia nuclear

Energia hidráulica

A energia hidrelétrica é produzida por meio de usinas projetadas para receber a energia potencial da água armazenada em barragens, que acionam turbinas que geram eletricidade. Esta fonte de energia é amplamente utilizada em todo o mundo e representa uma grande parcela da produção de eletricidade em países como o Brasil e a China.

Energia eólica

A energia eólica é gerada pelo movimento do ar, em uma dinâmica na qual as turbinas eólicas capturam a energia cinética do vento e a transformam em eletricidade. Esta forma de energia é bastante eficaz em áreas com ventos fortes e constantes, como regiões costeiras e planícies.

No Brasil, a energia eólica representa atualmente 10,9% da matriz elétrica nacional, com potencial crescimento até o final de 2025, segundo levantamento do Ministério de Minas e Energia.

Energia solar

A geração de energia solar se dá através do calor e da incidência dos raios solares, representando um total de 1,5 TW instalados mundialmente. A captação pode acontecer por meio de placas ou painéis solares, que convertem a energia solar em eletricidade.

Esse tipo é uma das fontes de energia limpa mais abundantes e está se tornando cada vez mais acessível, devido aos avanços tecnológicos e à redução dos custos de produção e instalação. Nesse sentido, há diversas opções para aderir à modalidade, como créditos de energia solar e financiamento solar.

Energia maremotriz

A energia maremotriz é uma forma de energia renovável gerada a partir do movimento das marés oceânicas. Esse tipo de energia aproveita a diferença de altura entre as marés alta e baixa para produzir eletricidade, sendo possível utilizar barragens (ou diques) e dispositivos submersos para captá-la.

Energia geotérmica

A energia geotérmica utiliza o calor proveniente do interior da Terra para gerar eletricidade ou para aquecimento direto. Nesse sentido, existem três principais métodos de exploração da energia geotérmica, sendo elas: usinas geotérmicas de vapor seco, usinas de flash e usinas de ciclo binário.

Energia nuclear

A energia nuclear é gerada através da fissão de átomos de urânio ou plutônio em um reator nuclear. Esse processo libera uma enorme quantidade de calor, que é usado para produzir vapor e acionar turbinas geradoras de eletricidade. Existem diferentes tipos de reatores nucleares, mas os mais comuns são os de água pressurizada (PWR) e os de água fervente (BWR).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 27 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete