Redação
Nesta terça-feira, dia 25 de junho, o ministro Jalil Rachid, chefe da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, realizou uma visita à fronteira com Mato Grosso do Sul, no departamento de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero, cidade que faz divisa com Ponta Porã. O objetivo foi acompanhar a execução da 45ª edição da Operação Nova Aliança, que está no seu oitavo dia e continuará por um período indefinido.
Durante a visita, o ministro Rachid foi acompanhado por dois delegados da Polícia Federal brasileira. Juntos, eles realizaram um sobrevoo de helicóptero sobre campos de cultivo de maconha e visitaram áreas onde equipes de campo estavam cortando os pés da erva.
Com a realização da Operação Nova Aliança, foram destruídos mil hectares de cultivos de maconha somente em 2024, o que evitou a produção de pelo menos três milhões de quilos de maconha pronta para o consumo. Estima-se que isso signifique um prejuízo de cerca de 100 milhões de dólares para organizações criminosas que atuam no Paraguai e no Brasil.
(Com informações do Campo Grande News)