Dia 15 de junho é o “Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa”. E, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Iguatemi através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CRAS, realizou na manhã da terça-feira (18), uma caminhada na Praça João Francisco Lopes, com o Grupo da Melhor Idade de Iguatemi. Em seguida, aconteceu uma partida de Vôlei Adaptado na quadra do Ginásio de Esportes. Nesta quarta-feira (19), houve uma palestra para os Idosos do Centro de Convivência “Lírios do Vale”, com a presença da Coordenadora do CRAS, Márcia Campos Souza e da Secretária Municipal da Assistência Social, Cecília Welter Ledesma.
Em alusão à Campanha “Junho Prata”, que reforça a importância do combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, essas ações visam mobilizar a sociedade para o enfrentamento a este tipo de violência, procurando orientar e conscientizar a população.
“Buscamos informar a comunidade porque isso é importante para que qualquer pessoa saiba identificar uma situação de violência com idosos e denunciar, pois se trata de crime”, reforçou a Secretária Cecília.
“De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial”.