30 C
Amambai
domingo, 24 de novembro de 2024

Conheça os produtos que o Brasil mais importou

O preço médio dos produtos importados teve uma leve queda de 4% em comparação com 2023

No primeiro trimestre de 2024, o comércio exterior brasileiro teve um superávit de US$ 19,08 bilhões, um aumento de 22,2% em relação ao mesmo período de 2023. Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, uma empresa de tecnologia para o comércio exterior, observou um aumento discreto de 6,5% na quantidade de produtos importados pelo Brasil, totalizando 40.380.970.084 quilos. 

O preço médio dos produtos importados teve uma leve queda de 4% em comparação com 2023. O valor FOB importado no primeiro trimestre de 2024 foi de US$ 59,2 bilhões, também com uma leve queda de 2% em relação ao mesmo período de 2023.  Durante o período em questão, os produtos mais importados incluíram gasóleo (óleo diesel), óleos brutos de petróleo, outros cloretos de potássio, naftas para petroquímica e hulha betuminosa, totalizando uma quantidade significativa de importações.

É relevante observar que o setor de fabricação de produtos químicos registrou uma queda de 16% no valor FOB importado, enquanto os segmentos de eletrônicos e máquinas e equipamentos cresceram 1,2% e 9%, respectivamente, conforme destacado por Hofstatter.  Durante o período considerado, os principais países que exportaram para o Brasil em termos de valor FOB foram a China, Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Rússia, representando uma parte substancial das importações do país.

Fundada em 2016, a Logcomex é uma empresa líder em tecnologia que desenvolve soluções e fornece uma plataforma dedicada a ajudar as empresas a otimizarem seus processos no planejamento, monitoramento e automatização da cadeia de suprimentos global. Reconhecida como a principal startup de comércio exterior no Brasil, a Logcomex conta com cerca de 300 colaboradores e mantém presença em mais de 11 países, distribuídos em cinco continentes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete