25.4 C
Amambai
domingo, 24 de novembro de 2024

Vereador Prego apresenta Projeto de Lei que institui co-oficialização da língua Guarani-Kaiowá em Amambai

Vilson Nascimento

O vereador Anílson de Souza Rodrigues Mansano, o “Anílson Prego” (PSDB) apresentou um Projeto de Lei durante a sessão da Câmara Municipal local dessa segunda-feira, dia 8 de abril, que institui a co-oficialização da língua Guarani-Kaiowá no âmbito do município, em Amambai.

Pela proposta do vereador, com a aprovação da lei acima descrita, cada órgão público municipal, em Amambai deverá passar a contar com um tradutor para atender as necessidades dos indígenas, com objetivo de facilitar a comunicação.

O projeto elaborado e apresentado por Anílson Prego, que está em tramite na Casa de Leis, também prevê que seja feito na língua oficial e co-oficial a produção de documentação de campanhas publicitarias.

Segundo o parlamentar atualmente sendo só feito na língua oficial, os indígenas ficam sem saber de muitas informações importantes, por não ter acesso a desses documentos na língua co-oficial que é a Guarani Kaiowá.

“Também queremos, por meio dessa lei incentivar e apoiar o aprendizado e o uso da língua co-oficial nas escolas, nos meios de comunicações e nas comunidades para melhor entendimento e harmonia entre os povos”, disse Prego, que também é o atual 1º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal local.

“Em situações jurídicas, como, delegacia, Ministério Público e Fórum, por exemplo, deve haver tradutor ou um corpo de tradutores dependendo da ocasião, para melhor compreensão do cidadão indígena que muitas vezes não entendem os questionamentos e perguntas, e ou juiz promotor ou autoridade não compreendem a linguagem indígena”, finalizou o parlamentar.

Veja abaixo o Projeto de Lei na íntegra

Vereador Prego apresenta Projeto de Lei que institui co-oficialização da língua Guarani-Kaiowá em Amambai
Vereador Prego apresenta Projeto de Lei que institui co-oficialização da língua Guarani-Kaiowá em Amambai

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete