1º secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) realizou nesta terça-feira (19) uma nova vistoria ao canteiro de obras da Ponte Bioceânica, que conecta os municípios de Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (PY).
Com previsão de conclusão para 2025, o empreendimento consolida-se como o principal acesso à Rota Bioceânica, corredor que ligará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, encurtando a distância aos mercados asiáticos e tornando Mato Grosso do Sul um ponto comercial estratégico.
“A Rota Bioceânica abrirá um novo caminho, mais curto e econômico, para escoamento da nossa produção via Oceano Pacífico com destino aos mercados asiáticos”, comentou o parlamentar. “Isso significa mais competitividade, crescimento econômico substancial e geração de emprego e renda não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo Brasil”, acrescentou.
Na avaliação do deputado, a vistoria às obras foi positiva por dar certeza do andamento do projeto. “É uma obra que requer esforço coletivo de todos os agentes envolvidos, dada sua magnitude e impacto, e essa visita nos traz a tranquilidade da certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Além de Paulo Corrêa, a comitiva foi formada pelo governador Eduardo Riedel, pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras autoridades. Na ocasião, técnicos do Consórcio PYBRA, responsável pela construção, apresentaram o andamento dos trabalhos.
Com extensão de 1.294 metros e investimento de US$85 milhões, custeados pela Itaipu Binacional, a ponte é fundamental na efetivação da Rota Bioceânica. Ao todo, o corredor se estende por 2.396 quilômetros, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Além da maior competividade nas exportações para os mercados asiáticos, a Rota Bioceânica também deve proporcionar oportunidades em diversos setores, vantagem salientada pelo governador Eduardo Riedel.
“A Rota vai se tornar realidade e abrir grandes oportunidades para Mato Grosso do Sul e para o Brasil. Temos que fazer nossa parte e contribuir para viabilizar esta integração. Obras importantes e estruturantes seguem do lado do Brasil e nos países vizinhos”, afirmou o governador.
Riedel lembrou dos importantes investimentos do Governo Federal para viabilizar a Rota, como a revitalização da BR-267 e a alça rodoviária em Porto Murtinho, que vai dar acesso à ponte.
“Pedimos sete obras no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e todas serão atendidas, entre elas o acesso à ponte, que é essencial. Temos ainda que agradecer aos empresários, pois os investimentos privados são fundamentais para a implantação da Rota”, completou.
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet informou que apesar do imbróglio que paralisou a obra por cerca de três meses, o prazo de conclusão não foi alterado. “[A ponte] é uma obra que no final do ano que vem estará pronta”, garantiu. “Unir o Brasil e o Paraguai para fomentar essa região, gerar emprego, renda e encurtar a distância dos produtos que vêm de qualquer lugar do Brasil através do Pacífico, para exportar para a China e trazer da China produtos de modo mais rápido, mais barato, para sua mesa”, finalizou.