24.1 C
Amambai
domingo, 24 de novembro de 2024

Produção de feijão alcança estimativas promissoras

O processo de colheita continuou avançando

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (14/03) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a área cultivada de feijão de 1ª safra no Rio Grande do Sul abrange 25.264 hectares, com uma produtividade estimada de 1.930 kg/ha, resultando em uma produção total de 48.542 toneladas.

O processo de colheita continuou avançando, alcançando 65% da área cultivada. As lavouras restantes estão em fase de enchimento de grãos (27%) e maturação (8%), concentradas principalmente na região Nordeste do estado, onde a semeadura ocorreu de forma mais tardia em comparação com outras regiões que produzem na primeira safra.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a colheita progrediu nos Campos de Cima da Serra. As primeiras áreas colhidas confirmaram expectativas positivas, atingindo uma produtividade de aproximadamente 2.400 kg/ha. Destaca-se também a alta qualidade dos grãos colhidos, que apresentam tamanho adequado, brilho natural e coloração característica da cultivar empregada.

Em Pelotas, a colheita está chegando ao fim, com 86% das lavouras já colhidas, 6% maduras e 8% em fase final de floração e formação dos grãos. Observam-se lavouras com excelente desenvolvimento e carga abundante de vagens, mas também áreas com falhas na germinação e emergência, o que comprometerá os rendimentos.

Quanto ao feijão de 2ª safra, a área cultivada no estado é estimada em 19.900 hectares, com uma produtividade de 1.568 kg/ha e uma produção projetada de 31.201 toneladas. Os cuidados estão sendo direcionados para prevenir a incidência de doenças fúngicas, como a antracnose, favorecida pelas condições de umidade relativa do ar elevada e temperaturas amenas ou elevadas.

Nas diferentes regiões administrativas da Emater/RS-Ascar, os produtores estão realizando monitoramento e controle de pragas e doenças, com boas expectativas de produtividade. Quanto à comercialização, o preço médio da saca de feijão no estado teve um aumento de 4,36%, passando de R$ 357,13 para R$ 372,70, de acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete